Veja as principais tendências para o mercado de Design
Durante um bom tempo o flat design dominou a cena no mundo tecnológico e no mercado de Design, conquistando muitos adeptos. Mas o tempo passa rápido e novas tendências vêm ganhando espaço.
Essas novidades têm sido incorporadas aos poucos, e agora, ocuparam seu lugar na preferência de muita gente. Mas não vieram para banir o flat, e sim, complementar esse estilo que trouxe tantas inovações na área de UX.
Dessa forma, o complemento entre design plano e as novas tendências está produzindo uma linguagem mais rica, fluida e dinâmica com foco na experiência do usuário. Para saber mais continue acompanhando o post e confira os destaques para este e o próximo ano.
Transição de cores (gradiente para os íntimos)
O polêmico gradiente voltou, e desta vez com muita elegância, oferecendo movimento e colorido aos layouts e logotipos. Até mesmo as grandes marcas fizeram seu redesign usando os recursos do degradê. Um exemplo é o Instagram, que mudou radicalmente seu design adquirindo um visual mais atrativo.
A forma de aplicação dessa nova versão de transição de cores ganhou mais leveza sem perder a consistência. Às vezes, o uso da técnica é feito de maneira muito sutil, apenas para proporcionar um pouco de volume e profundidade ao design.
No entanto, saber aplicar o gradiente é essencial para não esbarrar no excesso e poluir o visual. Por isso, vale a pena experimentar algumas paletas e deixar seu trabalho mais impactante.
Tipografia grande
Em 2017 a tipografia aposta na combinação de fontes grandes e robustas para destacar títulos em contraste com o restante do texto, que permanece mais sutil e limpo. A intenção é transformar os títulos ressaltados em elementos gráficos, com maior visibilidade e presença.
Outra tendência será o uso de fontes handwriting — feitas à mão — de forma artesanal.
Cinemagraphs e vídeos
Cinemagraph é um misto de fotografia e vídeo. Consiste na adição de efeitos na foto simulando a sensação de movimento e profundidade. Essa técnica de design já invadiu as redes sociais e lembra produções de animação. Alguns desses trabalhos têm um charme que remete à nostalgia da época do cinema mudo.
Da mesma forma, os vídeos estão ganhando cada vez mais relevância. As marcas têm apostado muito nesse recurso pelo seu dinamismo e engajamento com os usuários.
Sua aplicação em fullscreen no background dos sites proporciona uma experiência única, que prende a atenção do visitante por mais tempo.
As imagens estáticas sempre mantiveram um status elevado em termos de transmissão de mensagens, porém, o impacto causado pelo vídeo vai além, contando histórias e envolvendo seu interlocutor.
Microinterações
As microinterações são animações discretas que promovem interações com os usuários ao executarem uma ação em algum aplicativo. Por exemplo: ao clicar um botão a imagem produz um movimento rápido ou emite algum som.
Seu papel no UX/UI Design é determinante, principalmente nas versões para dispositivos móveis, que estão presentes o tempo todo na vida das pessoas. Essas pequenas interações são responsáveis por uma navegação mais agradável, natural e divertida, além de promoverem um envolvimento emocional com o usuário.
Scrolling e Parallax
O Scrolling conduz a rolagem da página infinitamente, sem precisar de interrupções para continuar carregando e absorvendo conteúdo. Já é amplamente usada pelo Facebook, Pinterest e Instagram. É bastante aceita nos dispositivos móveis, já que estes têm um potencial enorme de envolver o usuário.
O Parallax apresenta uma dinâmica visual hipnotizante. Sua técnica consiste em movimentar os elementos de primeiro plano e o fundo em velocidades diferentes, causando uma ilusão de profundidade.
É um recurso muito inovador e ágil, que costuma aumentar o tempo de navegação do usuário em razão do seu caráter lúdico e versátil.
Cards
Com essa técnica você pode organizar as informações mais importantes separadas em blocos de conteúdos diferentes, lado a lado. Esse processo facilita a comparação e compreensão das informações apresentadas. Dessa forma, é possível atrair o usuário apenas para o que interessa.
Como foi possível notar, as tendências para o mercado de Design estão muito voltadas à interação e movimento. Todas as mudanças apresentam essa disposição para envolver o usuário nos processos como um participante ativo, e não apenas um mero observador.
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