Como criar um logotipo: confira 5 dicas essenciais
O logotipo de uma empresa faz parte do conjunto de referências que compõem a identidade daquela marca. Atualmente, para que um novo negócio consiga ganhar destaque, é preciso investir num bom projeto de identidade visual, que inclui, entre outras coisas, a criação de um logotipo. Sabendo da complexidade que envolve o desenvolvimento de uma identidade visual para uma marca, trazemos aqui 5 dicas de como criar um logotipo. São passos fundamentais para que você consiga criar um logotipo completo, que represente a alma da empresa. Acompanhe!
Dicas essenciais de como criar um logotipo de sucesso
1. Verifique a concorrência
Antes de começar a pensar em soluções, é imprescindível realizar uma profunda pesquisa da concorrência. Observar os logos de empresas similares vai ajudar tanto para buscar referências quanto para visualizar o que já existe no mercado e não fazer nada repetido.
2. Conheça o seu negócio e seu público
Ter uma proposta de negócio bem definida é muito importante para que a marca consiga comunicar os valores de uma empresa. Pode-se definir palavras-chave para auxiliar nessa etapa com a ajuda de um brainstorming.
É preciso saber exatamente quais são os objetivos e, principalmente, a quem se deseja atingir — ou seja, quais pessoas serão o seu público-alvo. Conhecendo essas informações é mais fácil obter sucesso na criação do logotipo, uma vez que você fará o projeto direcionado a esse público.
3. Entenda a importância das cores
Entrando mais especificamente na criação, saber escolher as melhores cores é uma das etapas principais. Para isso, existem estudos de teoria das cores que já propõem algumas combinações que funcionam harmoniosamente.
O ideal é identificar quais são as sensações que o logotipo deseja transmitir ao público-alvo e, a partir disso, definir as melhores cores para alcançá-las. É comum analisar algumas variações lado a lado para escolher o melhor resultado.
4. Pesquise tendências
Pesquisar a concorrência é tarefa básica antes de começar a trabalhar na criação de um logotipo, mas conhecer o que vem sendo feito em termos de design também não pode faltar. Realizar pesquisas de tendências é primordial para que a sua marca tenha elementos de estilo adequados à sua época.
Dessa maneira, você evita desenvolver e lançar no mercado um logo que já esteja antiquado ou transmita uma ideia que será rapidamente considerada ultrapassada.
5. Conceito
Antes de começar a desenvolver os primeiros esboços para a criação da marca é preciso conceituar uma ideia. Ou seja, depois de realizadas todas as etapas de pesquisas e definições do negócio e do público-alvo, é fundamental determinar o que o logo pretende transmitir, através de suas formas, para o observador.
Essa decisão dependerá exclusivamente de conhecer a fundo a essência do negócio, por isso a etapa de agregar conceito é uma das últimas. O que pode ser feito é, por exemplo, usar formas que remetam aos produtos que são vendidos pela marca — isso faz com que o consumidor associe a empresa e a mercadoria mais facilmente.
E então, o que achou das dicas sobre como criar um logotipo? Vimos que o bom design de uma marca está atrelado a diversos fatores, então é preciso estar atento aos detalhes.
Agora que você já viu diversas dicas de como criar um logotipo de sucesso, que tal aproveitar para conhecer também os principais softwares de criação?
0 comentário