Vender pelo Instagram: você sabe como fazer isso?

Publicado por Gráfica KWG em

O Instagram é uma das principais plataformas atuais. Além de ter 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, o aplicativo tem 66 milhões de brasileiros cadastrados — o segundo maior público, perdendo apenas para os norte-americanos. Saber como vender pelo Instagram, portanto, permite aproveitar esses benefícios.

Com as estratégias certas, você pode explorar todo esse alcance e destacar a sua marca. Ademais, é uma forma de favorecer a conversão e de reforçar os resultados que pode alcançar.

A seguir, descubra como vender pelo Instagram com algumas dicas infalíveis para essa plataforma!

Como vender pelo Instagram:

Crie um conteúdo relevante

Mais do que apenas fazer com que o seu perfil seja uma “vitrine” dos seus produtos, é indispensável criar um conteúdo relevante e de alta qualidade. É assim que você vai “capturar” o interesse do público e fazer com que as pessoas estejam sempre por perto do seu perfil.

Se você for um designer gráfico, por exemplo, apresente técnicas e truques que utiliza em sua produção. Ensinar alguns macetes fará com que você se torne uma autoridade, o que aumentará as suas chances de obter conversões.

Além disso, aproveite para compartilhar notícias interessantes e até conteúdos de outros perfis da sua área, com os devidos créditos. Essa é uma forma de se transformar em um “canal de informação”, o que elevará o alcance do seu perfil.

Interaja com o seu público

Além disso, ter sucesso na tarefa de como vender pelo Instagram também exige que você aumente a interação e o engajamento com o seu público. Somente dessa forma, é possível consolidar o relacionamento e fazer com que a sua marca tenha mais força.

No Instagram, isso é especialmente simples, já que responder a comentários e a mensagens privadas é um excelente ponto de partida. Tente dar atenção ao maior número de pessoas, pois isso vai gerar uma percepção positiva.

Também é interessante pensar em maneiras de conversar com o público por meio do conteúdo. Aposte em perguntas diretas aos seguidores, em enquetes e em pedidos de sugestões, por exemplo.

Tudo isso fará com que você tenha novas ideias, além de demonstrar seu profissionalismo e um bom atendimento desde o começo. A sua imagem será muito positiva e será mais fácil conquistar novos interessados.

Utilize as ferramentas disponíveis

Outro grande benefício dessa rede social é que o Instagram tem diversas funcionalidades — e você deve buscar formas criativas de aproveitar todas elas. Além de postar fotos e vídeos, você terá a chance de usar a função carrossel. Publicar várias mídias em uma só postagem, por exemplo, permite criar imagens contínuas de maneira divertida.

No entanto, uma das principais funcionalidades é o Instagram Stories. Com esse recurso, você consegue publicar fotos, textos e imagens que desaparecem após 24 horas. Se preferir, eles podem ser deixados fixos em coleções, divididos por assuntos.

Você poderá criar um conteúdo exclusivo e de forma dinâmica, além de aproveitar funcionalidades, como enquetes, uso de GIFs, filtros e muito mais.

Adicione hashtags às publicações

Por falar nos recursos dessa rede social, as hashtags merecem atenção especial. Já que a intenção é saber como vender pelo Instagram, é essencial expandir o seu alcance e gerar novas oportunidades.

Como as hashtags agregam publicações sobre o mesmo tema, são excelentes alternativas para garantir que o seu perfil fique em alta. Neste caso, o truque é investir em hashtags populares sobre o seu mercado e sobre o assunto da sua publicação.

O uso adequado dessa ferramenta aumentará o seu número de seguidores, expandirá o engajamento e fará com que você tenha mais oportunidades para fechar vendas.

Aposte no recurso de loja virtual

O Instagram também conta com um recurso voltado para a loja virtual. Por meio dele, você poderá adicionar os seus produtos, definir os preços e até realizar a transação sem que a pessoa tenha que sair do aplicativo.

Essa é uma opção interessante para produtos padronizados, como um quadro já impresso ou uma ilustração que já está pronta. Não se esqueça de incluir todas as informações corretamente e tenha cuidado para fazer uma boa divulgação.

Com isso, é possível dinamizar as vendas e aproveitar ao máximo as oportunidades geradas nas redes.

Use o Instagram como seu portfólio

Para chamar a atenção das pessoas para o seu trabalho e conquistar mais vendas, também vale a pena transformar o seu perfil em uma espécie de portfólio. Ao publicar trabalhos anteriores, as pessoas saberão seu estilo e reconhecerão a qualidade.

Um designer gráfico pode publicar os logotipos que fez e as impressões que planejou para os clientes, por exemplo. Também é possível publicar ilustrações, layouts e outras produções exclusivas. Como essa é uma rede especialmente visual, os resultados são satisfatórios.

Adicione suas informações de contato

Preencher corretamente seu perfil faz toda a diferença para criar uma boa apresentação — e para aumentar as chances de vendas. Faça uma breve descrição dos serviços ou produtos que você oferece e de quais são os seus diferenciais.

Inclua, ainda, todos os dados para que as pessoas saibam como entrar em contato. Adicione seu e-mail profissional e seu site, se tiver. Aproveite para inserir seu telefone e até o horário de atendimento, se for o caso.

Acompanhe os resultados do seu perfil

Buscar a otimização contínua é indispensável para ter um desempenho cada vez melhor. O Instagram permite acompanhar as estatísticas e, para isso, basta converter o seu perfil na opção comercial.

Feito isso, você poderá conferir todos os dados, como o alcance das postagens, o engajamento das publicações e assim por diante. Inclusive, essa é uma ótima forma de saber o que funciona para o seu público, como os melhores horários e os tipos preferidos de postagens.

Utilize essas informações para adaptar sua estratégia e ofereça sempre o que for mais conveniente para o seu público. Dessa maneira, você vai se consolidar e terá mais resultados com a ferramenta.

Saber como vender pelo Instagram é uma ótima forma de usar o poder das redes sociais a favor da sua atuação. Com essas dicas, será possível potencializar a sua performance de maneira robusta.

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