UX Design: saiba o que é e qual a sua importância
A competitividade no universo digital segue cada vez mais acirrada. São milhares de sites, blogs, plataformas de Software as a Service (SaaS), que surgem quase diariamente, disputando um lugar na vida das pessoas e na estratégia das empresas. O que diferencia as que alcançam o sucesso é o UX Design.
Sem essa metodologia de melhoria da experiência do usuário em suas interações com produtos digitais, uma ideia de produto ou serviço, simplesmente brilhante, pode perder seus atrativos e a oportunidade de tornar-se popular.
O motivo para isso é simples: trata-se da complexidade da experiência do usuário.
Se você tem um projeto de produto digital e pretende lançá-lo no mercado, para obter o sucesso do seu empreendimento, é preciso entender o que é o UX Design, qual é a sua importância no desenvolvimento de produtos e serviços e como aplicá-lo de modo satisfatório. Isso é o que você encontrará neste post. Então, continue a leitura e confira!
O que é UX Design?
O User Experience Design ou UX Design é uma metodologia do design de produto que diz respeito às formas como o usuário interage com o produto e a marca como um todo, garantindo que sua experiência seja simples, agradável, intuitiva e memorável.
O UX Design trata de áreas como design de interação, arquitetura da informação, fluxo de navegação e, até mesmo, estética do produto.
Quais são os benefícios do UX Design?
Um produto digital desenvolvido com base nas premissas de um bom UX Design tem muito mais chances de atingir os seus objetivos de negócio, já que toda experiência do cliente com o produto é cuidadosamente planejada, executada e testada à exaustão.
A qualidade elevada do produto final, por si só, já um dos maiores benefícios do UX Design, porém não é o único. Nos tópicos a seguir, você conhecerá mais algumas delas.
Melhoria da reputação da marca
Quem nunca teve uma experiência tão boa ou tão ruim com uma determinada marca ou algum produto que acabou comentando com amigos e familiares ou, até mesmo, em suas redes sociais?
Esse tipo de depoimento, positivo ou negativo, é fundamental para a construção da reputação de uma marca. Por isso, preocupar-se com a forma como a experiência do usuário impactará na opinião que as pessoas formarão sobre ela é de extrema importância para manter essa reputação sempre boa e, ainda, melhorando a cada dia.
Maior valor agregado ao produto
Um produto de utilização fácil, agradável e intuitiva é muito mais propenso ao sucesso, já que as pessoas perceberão isso em sua experiência com ele e aceitarão, até mesmo, pagar mais caro para ter acesso a ele, e não ao concorrente.
Nesse contexto, o uso do UX Design no desenvolvimento e na melhoria contínua de produtos digitais torna-se uma vantagem competitiva capaz de agregar mais valor à marca, ao produto ou ao serviço.
Como oferecer um bom UX Design?
Como toda metodologia, o UX Design também tem seus processos e etapas para uma aplicação bem-sucedida e coerente. Nos tópicos a seguir, você conhecerá as principais dessas etapas de implementação de uma boa experiência do usuário. Confira!
Determinar o público-alvo
Assim como em qualquer estratégia de marketing, é de extrema importância conhecer e entender muito bem o público para o qual o produto ou serviço que está sendo desenvolvido destina-se.
Por isso, criar segmentação de público e personas capazes de representar bem o perfil e os hábitos de cada segmento é o primeiro, e talvez mais importante, passo para o sucesso na utilização de UX Design.
Afinal, é muito mais fácil desenvolver funcionalidades e torná-las mais intuitivas quando se conhece bem quem as usará. Não é mesmo?
Definir objetivos
Seu produto ou serviço precisa ter uma função clara: resolver problemas específicos. Com essa clareza de propósito, fica mais fácil determinar objetivos a serem a alcançados, tanto no que diz respeito à melhoria do produto, quanto no que está relacionado à aceitação dele pelo público e, consequentemente, às vendas.
O fato é que os diferenciais conquistados por meio da aplicação do UX Design são capazes de torná-lo o preferido do público e aumentar suas vendas. Portanto, objetivos em número de novos usuários podem ser um excelente estímulo à melhoria da ferramenta que está em desenvolvimento.
Porém, para que esses diferenciais sejam alcançados, é preciso que se tenha, também, objetivos relacionados à performance do produto, por exemplo, a redução do tempo necessário para se realizar uma determinada atividade com ele.
Acompanhar os resultados
Para entender o que está indo bem e o que não está, é preciso acompanhar os resultados bem de perto. Por isso, os objetivos são importantes, pois cada alcançado deve vir acompanhado de bons resultados. Caso contrário, precisa ser revisto, ou mesmo, substituído por novos objetivos.
Não se pode deixar de, também, destacar a importância de usar as melhores práticas de UX Design para que os melhores resultados sejam atingidos, não somente no sentido de oferecer a melhor experiência possível para o usuário, como também para agregar valor à marca e aumentar as vendas.
Dentre essas melhores práticas, estão o desenvolvimento de menus mais intuitivos, a otimização do fluxo de compra para lojas virtuais, a preocupação com a composição do layout da aplicação para que a experiência se torne ainda mais agradável, a facilidade no uso em diferentes situações de ergonomia, a arquitetura da informação bem estruturada, entre outras questões.
Todos esses fatores são capazes de influenciar no modo como o usuário interage com o produto ou serviço e, consequentemente, na sua experiência, fazendo com que a sua percepção sobre a marca torne-se mais positiva ou negativa.
Como você pôde ver ao longo deste post, o UX Design é uma metodologia de extrema importância para o desenvolvimento de produtos e serviços de sucesso. Com a sua utilização, é possível oferecer aos seus usuários uma melhor experiência de utilização e uma maior aceitação da marca. Por isso, não pense duas vezes antes de aplicá-lo aos seus produtos e serviços.
Agora que você já sabe o que é UX Design, comece a pensar em como melhorar os resultados do seu negócio com 5 dicas de como definir e segmentar o público-alvo de uma empresa!