Santinho eleitoral: confira dicas de onde e como fazê-los

Publicado por Gráfica KWG em

Por mais que a transformação digital tenha modificado a forma como nos comportamos como sociedade e por mais que os canais online estejam em alta, o mundo físico ainda é muito importante. Ainda mais quando falamos em ações de divulgação, por exemplo, durante o período eleitoral com santinho eleitoral e outros materiais de campanha. Para as gráficas, aproveitar os investimentos desse momento é essencial para ter sucesso em longo prazo.

Para se ter uma ideia, as eleições de 2018 foram as primeiras com a permissão para utilizar recursos da campanha e impulsionar publicações digitais, por exemplo. Mesmo assim, dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que quase 260 milhões de reais foram utilizados para publicidade em materiais impressos — entre eles, estão os famosos santinhos de candidatos.

Mesmo que a distribuição desse tipo de material seja proibida na semana de votação, eles ainda são muito utilizados pelos candidatos durante o período de campanha. Que tal, então, entender um pouco mais sobre o assunto e compreender a importância e o que levar em consideração na hora de produzir os santinhos de candidatos na sua gráfica? Continue a leitura deste artigo e confira!

O que é santinho eleitoral e qual a sua importância?

A cada dois anos — em eleições municipais e federais —, os santinhos de candidatos aparecem aos montes nas ruas por todo o Brasil. Um pequeno papel, que lembra muito uma versão um pouco maior das figurinhas de álbuns, apresenta as principais informações de um concorrente aos diversos cargos em disputa durante o período eleitoral.

Por mais que pareça desnecessário inicialmente — em especial por conta do aumento da relevância dos canais digitais —, o número de candidatos é muito elevado, assim como os cargos a serem votados. Por isso, é importante para cada concorrente se fazer presente e o santinho é uma primeira forma possível de contato com eleitores em potencial.

Um levantamento realizado em 2018 mostrou que 79% dos brasileiros não se lembravam em quem eles tinham votado quatro anos antes. Ou seja, estar presente na memória do eleitor não é fácil. São poucos os candidatos que conseguem essa proeza, o que torna necessário refrescar a população sobre o seu número, os ideais, as propostas, o partido, enfim, as informações mais importantes.

Não à toa, como mostramos acima com os números do TSE, os investimentos em materiais impressos, como santinhos de candidatos, são muito altos. Para quem trabalha na área gráfica, entender um pouco mais sobre esse material é fundamental para ampliar as suas possibilidades de negócio, criando uma renda extra de dois em dois anos.

Para o profissional gráfico, fazer um bom trabalho com a produção de santinhos pode significar também um trabalho eficiente de fidelização de clientes, com candidatos retornando mais vezes para, por exemplo, novas campanhas. Além disso, dados do próprio TSE também registraram um aumento no número de candidatos, o que pode significar mais santinhos para serem feitos.

O que deve ser considerado na hora de produzir esses materiais?

No entanto, se os santinhos de candidatos são tão importantes, o que levar em consideração na hora de elaborar esses materiais? Separamos algumas dicas para que você ofereça um atendimento personalizado e de qualidade para o seu cliente. Confira!

Entenda a sua importância

Por mais simples que pareçam, os santinhos de candidatos são parte importante do trabalho de marketing offline. Mesmo que o material não passe dos 10 cm, os postulantes aos cargos políticos contam com esse canal de distribuição para divulgar os seus nomes e um pouco mais sobre os seus trabalhos.

Esteja atento a todas as informações do candidato e de seu vice

Com pouco espaço para longos textos e explicações, é preciso aproveitar ao máximo cada centímetro do material produzido. Por isso, antes de finalizar a sua produção, confira todas as informações do candidato — e, em alguns casos, do seu vice — para que tudo esteja adequado.

Aproveite os espaços

Além disso, é preciso aproveitar os espaços de frente e verso em cada material. Entenda com o candidato quais tópicos são mais relevantes e crie a peça de acordo com as suas preferências, garantindo maior destaque para os tópicos mais importantes.

Tenha informações sobre cores e diagramação

Outros pontos fundamentais aos quais atentar durante a produção de santinho eleitoral são a utilização de cores e a diagramação. Portanto, garanta que as cores escolhidas estejam de acordo, por exemplo, com o partido daquele candidato. Em alguns casos, a diagramação de todos os candidatos de um mesmo partido precisa ser a mesma, o que também deve ser observado.

Saiba qual o material indicado para impressão

Também é importante observar o material mais indicado para que a impressão seja, de fato, de qualidade. Uma peça harmoniosa, nas cores certas, com o tamanho adequado, pode ir por água abaixo com a escolha do papel errado.

Qual é a importância de escolher a gráfica certa?

Além do processo de criação do santinho eleitoral, é fundamental contar com uma gráfica de qualidade para esse trabalho, certo? Afinal, de que adianta criar um conteúdo adequado para o que o seu cliente deseja, mas, no fim, o resultado não ser o esperado? Todo o seu esforço pode ficar para trás, prejudicando a sua reputação e, é claro, a relação com o cliente.

No final das contas, o que vai importar para ele é o santinho eleitoral impresso. Sendo assim, não adianta criar peças de bom gosto e alta qualidade para imprimir em qualquer lugar. Por isso, procure por uma gráfica reconhecida no mercado e, de preferência, que tenha experiência na produção desses materiais, garantindo que tudo seja executado conforme o esperado. Aqui na KWG temos uma linha completa para garantir uma campanha de sucesso, tais como, santinhos, praguinha, colinha, entre outros.

Mesmo em uma sociedade cada vez mais digital, os santinhos de candidatos são, portanto, parte fundamental da estratégia de divulgação dos concorrentes. Com um número de aspirantes aos cargos políticos cada vez mais alto, a tendência é de que os investimentos na produção e na impressão desses materiais aumente, abrindo novas possibilidades de negócios na área gráfica.

Agora que você já sabe o que é santinho eleitoral, a importância desses materiais para uma campanha eleitoral e como a qualidade da gráfica pode ser um diferencial, que tal conhecer um pouco mais sobre os nossos serviços? Entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e qualifique ainda mais os seus trabalhos gráficos!