Quer potencializar as vendas B2B? Confira as melhores dicas

Publicado por Gráfica KWG em

A revenda de materiais gráficos é uma atividade que tem potencial nas vendas B2B (Business to Business), o que traz como vantagem a possibilidade de formação de uma carteira de clientes que compram regularmente, já que a maioria das empresas investe no marketing, área que utiliza recursos impressos.

Por isso, a prospecção de empresas como cliente é de extrema importância para aumentar seu volume de negócios fechados e torná-los recorrentes. Contudo, para tanto, é necessário que algumas boas práticas, direcionadas às vendas B2B, sejam implementadas pela sua equipe comercial. Isso acontece porque o relacionamento comercial com pessoas jurídicas apresenta algumas características diferentes em relação ao que se tem com pessoas físicas e, portanto, oferece outras oportunidades de negócios.

Pensando em ajudar você a descobrir como potencializar as suas vendas B2B, listamos algumas dessas práticas. Continue lendo e saiba o que precisa fazer!

6 dicas para potencializar as vendas B2B

Estude seus parceiros de negócios

No universo corporativo, clientes e fornecedores se consideram parceiros de negócios. Assim, quanto mais na posição de parceria a sua revenda gráfica se colocar, maiores serão as suas chances de sucesso nas vendas B2B.

Isso começa no conhecimento que você tem sobre cada uma das empresas que deseja ter como cliente. Encontrar informações importantes sobre elas é muito mais fácil do que seria no caso de clientes pessoa física, uma vez que a maioria das empresas que investe em marketing já tem ou estão construindo uma presença digital abrangente.

Portando, comece estudando a fundo os seus potenciais parceiros de negócios. Entre no site deles, conheça suas redes sociais, veja como interagem com seus clientes, quais produtos e serviços oferecem e assim por diante. Desse modo, você saberá como contribuir com o crescimento deles.

Estabeleça metas de vendas realistas

Conhecendo bem o seu público você já é capaz de ter uma ideia do seu potencial de vendas B2B, portanto, já poderá pensar em estabelecer metas baseadas nele. É muito importante que essas metas sejam realistas, pois se forem muito além do possível, consequentemente, você não as baterá, o que fará com que você desista desse mercado.

Um método eficiente para a definição de metas é o método SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal). Com o uso dele, você consegue direcionar as suas metas para o mercado que deseja, utilizando métricas que permitem avaliar se estão sendo ou não atingidas, que estejam dentro da realidade, sejam realmente importantes para a sua empresa e aconteçam dentro de um intervalo de tempo determinado.

Conheça bem a sua concorrência

É claro que as outras revendas gráficas existentes no mercado já têm clientes corporativos ou estão de olho neles. Por isso, é importante conhecê-los muito bem. Não somente seus produtos e serviços, mas também quais métodos e técnicas de prospecção utilizam. Somente sabendo o que a sua concorrência faz, você será capaz de fazer melhor que ela.

Invista no marketing digital

O marketing digital, especialmente o de conteúdo, tem se mostrado o caminho mais curto para chegar até o cliente B2B, portanto, não utilizá-lo seria um desperdício de oportunidades de negócio.

As estratégias de inbound marketing, que permitem conduzir o potencial cliente ao longo do funil de vendas, é uma das que garantem maiores índices de sucesso, principalmente, quando se trata de negócios realizados entre empresas.

Para que se coloque ele em prática, é necessário construir um blog e publicar, regularmente, conteúdo que sejam úteis para as empresas que você deseja atender e, desse modo, as atraia. Esses conteúdos podem ser divulgados em redes sociais e por meio de estratégias de automação de e-mail marketing.

Os materiais produzidos são trocados por dados do cliente, que permitem saber por quais assuntos ele mais se interessou no seu blog e, assim, você se comunica com ele já conhecendo o seu interesse e no momento em que ele estiver pronto para ser abordado.

Esteja sempre atualizado

Os avanços tecnológicos acontecem de modo cada vez mais rápido: o que era a tecnologia mais avançada hoje, amanhã já estará obsoleta, pois surgiu outra ainda mais moderna. É essa a dinâmica em qualquer mercado, inclusive no gráfico.

Por isso, é importante que você se mantenha muito bem atualizado sobre o surgimento de novos equipamentos, novas técnicas, materiais mais avançados etc. Entretanto, não adianta apenas saber sobre eles, é preciso se planejar para manter o seu produto sempre alinhado com esses avanços.

É natural pensar que renovar um parque gráfico frequentemente é uma ideia quase impossível de ser posta em prática. Contudo, há solução para isso, que é contar com a parceria de indústrias gráficas maiores, capazes de atender a grandes demandas e, consequentemente, de investir em toda essa inovação, já que trabalham com um volume de dinheiro bem maior.

Tenha em mente que, mesmo terceirizando a sua demanda para uma indústria mais moderna, é necessário que você conheça as novidades, até para ter como oferecê-las aos seus clientes na hora de fechar as suas vendas B2B.

Tenha um portfólio de produtos completo

A medida que você adquire conhecimento sobre seus clientes B2B, consegue entender melhor as suas necessidades e, com isso, acrescentar ao seu portfólio de produtos e serviços gráficos opções capazes de atendê-los cada vez melhor.

Não se pode esquecer que, atualmente, quanto mais personalizado for o seu atendimento, mais os seus clientes se tornarão fiéis a você. Isso se estende à qualidade, variedade e capacidade de customização do material que você tem a oferecer ao seu público B2B.

Colocar tudo que você acabou de ler em prática requer capacitação, por isso, é muito importante que você invista algum tempo para se qualificar, estudando sobre gestão, liderança, marketing e áreas afins. Hoje em dia, com a infinidade de cursos oferecidos online, já não existe mais justificativa para não estudar, não é verdade?

Então, comece agora mesmo a se preparar para entrar no mercado de vendas B2B e, assim, conquistar resultados cada vez maiores. Não só colocando as dicas que acabou de ler em prática, como estudando sobre elas de modo mais aprofundado.

Agora que você já sabe como potencializar as suas vendas B2B, entenda também como captar mais clientes para a sua empresa.