Qualidade gráfica e fidelização de clientes: a aliança de sucesso!
Muito se fala da qualidade gráfica como a receita de sucesso, mas quando se fala nos passos necessários para se alcançar tal feito, dois tópicos devem ser analisados com atenção. A fidelização de clientes é tão importante quanto a qualidade do trabalho para o desenvolvimento a longo prazo de qualquer negócio.
Estudos mostram que o custo para conquistar um novo cliente é de três a cinco vezes maior do que o custo para fidelizar um cliente. Claro, novos clientes serão sempre importantes em qualquer estágio de um negócio, mas a fidelização destes clientes é fundamental para o estabelecimento e manutenção da sua marca.
Mas como investir na fidelização de clientes? Apresentamos abaixo 5 passos para você colocar em prática agora!
1. Conheça o seu cliente
Não é só importante conhecer seus clientes de uma forma geral, mas também é importante conhecê-los individualmente: saber quais suas referências e preferências, o que ele espera do seu trabalho, quais as dificuldades que ele enfrenta diariamente para saber como melhor atendê-lo e, principalmente, poder prever possíveis situações em que seu trabalho possa ser decisivo para encontrar soluções.
Não tenha medo de ser proativo. Se você tem um cliente que ainda não investe em papelaria corporativa, apresentar um projeto que mostre a importância desse material pode ser uma boa forma de tornar seu trabalho essencial no crescimento da empresa e, consequentemente, se tornar indispensável.
2. Busque diferenciais
Tão importante quanto conhecer seus clientes é conhecer o mercado. Existem milhares de profissionais lá fora, lutando por um espaço, lutando pelo seu cliente. É importante conhecer o trabalho de outros profissionais, seus preços, suas vantagens e suas fraquezas para poder usar isso a seu favor e oferecer sempre o melhor serviço para que ele continue voltando.
Com a internet, toda informação necessária está à distância de um clique, então pesquise. Acesse os sites de seus concorrentes, fique ligado na tabela de preços de serviços prestados em sua área, esteja atento para as últimas tendências e procure sempre levá-las para seu trabalho, mantendo um portfólio atualizado.
3. Tenha canais de comunicação eficazes
Manter seus canais de comunicação abertos e funcionando com eficiência facilita a comunicação com seus clientes, e isso é importante porque você deve sempre ser a pessoa para quem seu cliente recorrerá em caso de dúvidas ou problemas. Se você estiver à disposição, ele nunca precisará procurar orientação com outro profissional.
Mantenha seus telefones e endereços de páginas, sites e redes sociais sempre atualizados em seus materiais de divulgação. Se precisar mudar qualquer informação, produza novos materiais, e certifique-se de que todos seus clientes estejam cientes das mudanças.
4. Seja presente após a venda
É fácil estar presente quando se está tentando conquistar um cliente, mas o que vai realmente determinar o seu retorno é o atendimento pós-venda.
Acompanhar o progresso, checar sempre para saber como seu trabalho está ajudando a empresa e estar à disposição para esclarecimentos são algumas das formas mais eficazes de manter seu nome na mente do cliente e de se certificar que você será a primeira opção quando ele precisar de novos serviços.
5. Cumpra suas promessas (sempre!)
É claro que como um bom profissional todo serviço deve ser colocado em um contrato válido mas muitas vezes, profissionais — principalmente freelancers — fazem tratos verbais com seus clientes, e é importante que essas promessas sejam cumpridas. Muitas vezes esses contratos verbais estabelecem uma relação de confiança entre você e seus clientes, e o não comprimento delas pode causar mal-estar para ambos.
Outra questão que deve ser considerada aqui, é o boca a boca negativo que um cliente insatisfeito pode causar. Um cliente que não esteja satisfeito com seu trabalho não vai indicar para outra pessoa, e em muitas ocasiões pode desencorajar um possível cliente a entrar em contato. Não permita que sua imagem seja manchada por erros amadores. Não faça promessas que não possa cumprir, e se as fizer, cumpra-as sempre.
Esperamos ter esclarecido como a qualidade gráfica e fidelização de clientes andando juntas podem fortalecer sua marca e a longevidade de seu negócio.
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