Design de embalagem: o que é e qual a sua importância?
O design se manifesta em vários aspectos de um produto. Além de ajudar no desenvolvimento do próprio item, também tem a ver com a criação da identidade visual da marca e de suas estratégias de divulgação. Mas sabia que o design de embalagem é muito relevante?
Essa alternativa influencia o sucesso das empresas e deve receber atenção especial. Depois de explorar essa possibilidade, é possível descobrir como elaborar projetos que impressionam quem contrata. Afinal, você deseja atender os clientes com máxima eficiência, certo?
Para não ter dúvidas, confira os pontos principais sobre o design de embalagem e entenda como criar projetos com impactos positivos!
O que é design de embalagem e para que ele funciona?
A embalagem é o “invólucro” responsável por proteger o produto. Trata-se de um componente que ajuda a garantir diversas funções para o item principal e que, portanto, deve reunir as características adequadas.
O design de embalagem busca, exatamente, desenvolver essa proposta. Quer ver? Imagine o trabalho de um designer que precisa criar uma caixa de suco, um pacote diferenciado de salgadinhos fritos ou a caixa de um revestimento de porcelana. Em todos os casos, há a necessidade de recorrer a um projeto do tipo.
O papel da embalagem é diversificado e, portanto, tem que ser conhecido em detalhes. Venha entender pra que esse design funciona!
Promover informações sobre o produto
Uma das funções principais de uma embalagem é apresentar dados específicos sobre o produto. Muitas vêm com a imagem do item, por exemplo, bem como com informações de cores, sabores, tipos e assim por diante. É um jeito de informar aos clientes o que há do lado de dentro.
Também é essencial para demonstrar dados técnicos, como composição, tabela nutricional, peso, entre outros. O designer deve reconhecer isso, para criar algo que seja verdadeiramente útil.
Proteger o produto
Outra função desse elemento é garantir a proteção do item. Afinal, alimentos, produtos de beleza e tantos outros só podem ser usados com segurança porque estão dentro de uma embalagem.
Esse aspecto, inclusive, deve ser levado em conta pelo designer para fazer a melhor escolha. Lembre-se de que não se trata de criar apenas o rótulo e, sim, aquilo que “carregará” o item.
Atrair um público específico
E se tem design no meio, também há a questão estética, certo? Não dá para negar que esses recursos têm a função de chamar a atenção e garantir o interesse do público desejado.
É por isso que os produtos infantis são coloridos e repletos de elementos lúdicos, por exemplo. Com a abordagem certa, fica fácil prender a atenção de quem compra.
Qual a importância do design de embalagem para a empresa?
Quando um empreendimento contrata um designer para um projeto de embalagens, ela está em busca de resultados bem específicos. A intenção é obter uma ajuda necessária no desenvolvimento de toda a estratégia de produto. Trata-se de uma responsabilidade e tanto, não é?
Para ter máximo entendimento sobre o que isso significa, veja qual é a importância do design de embalagem e entenda quais são seus principais impactos!
Favorece a comunicação de mercado
Uma boa embalagem não deixa de ser uma peça de comunicação. Afinal, é ela que faz a ponte entre a empresa, o produto e o potencial cliente. Desenvolvida corretamente, ainda transmite valores da marca e consolida a identidade visual.
Tudo isso permite que a marca se posicione adequadamente e fale com os consumidores logo no primeiro contato. O resultado é uma atuação muito fortalecida e de maior qualidade.
Melhora o potencial de vendas
Outro aspecto relevante é que uma boa embalagem ajuda a marca a vender mais. Quando você acerta no design, consegue tornar o produto atraente e ligado às estratégias de comunicação.
Também é algo que ajuda a garantir uma logística eficiente e preços adequados. Então, há chances maiores de obter aumento de vendas. Na prática, é um componente de sucesso.
Oferece um diferencial competitivo
Diante de várias ofertas semelhantes nas prateleiras, o visual deles pode ser o critério decisivo para alguém fazer a compra. O design de embalagem, portanto, ajuda a garantir diferencial competitivo e destaque em relação aos concorrentes.
Ao cuidar desse aspecto, é possível posicionar o seu produto de forma única no mercado, o que favorece a conquista de novos resultados. Então, é muito mais fácil para a empresa atingir os objetivos.
Como criar projetos eficientes?
Para o profissional da área, entender os segredos do design de embalagens é fundamental. Desse jeito, você conseguirá fazer entregas melhores e, com isso, tem a chance de se posicionar de forma otimizada. Incrível, não é mesmo?
Para não ter dúvidas sobre o que ou como fazer, veja algumas dicas para acertar em cheio nos projetos.
Entenda a função da embalagem e do produto
Você já compreendeu a relevância desse componente, mas, para elaborar o processo certo, é preciso pensar na funcionalidade da embalagem e do item.
Quando uma embalagem apresenta função meramente decorativa, então ela requer um capricho gráfico. Já quando tem que ser feita com um material específico, deve otimizar o uso de componentes para chegar a bons resultados.
O truque consiste em sempre compreender para que serve o produto e qual é o impacto da embalagem nisso tudo. Assim, é possível criar algo que responde a essas necessidades.
Saiba quem é o público-alvo
Lembra-se de que a embalagem serve para atrair um público específico? Para tanto, é fundamental entender quem são as pessoas de interesse. Compradores de luxo buscam elementos de sofisticação, enquanto os que preferem a sustentabilidade valorizam boas escolhas nesse sentido.
Entenda quem é a pessoa que você pretende atingir e o que facilita a transmissão da mensagem certa.
Reconheça o local de venda
Não se esqueça de pensar em qual é o ambiente em que os itens serão vendidos. A disposição em atacadistas pede embalagens maiores, enquanto no varejo a abordagem individual é melhor.
Ainda, é preciso entender o tipo de estabelecimento e as necessidades variadas envolvidas. Com boas escolhas de elementos, formatos e usos é possível criar um excelente resultado.
Seja criativo
Principalmente, o design de embalagem não deve servir apenas para replicar aquilo que já existe. Se fosse assim, o mundo nunca teria conhecido a famosa garrafa ergonômica de vidro do refrigerante ou a caixa de comida chinesa que se transforma em prato.
Ao desenvolver a solução, seja criativo e pense em novos meios de elaborar essa proteção para produtos. Busque novas formas, cores e até maneiras de reaproveitar os materiais. Assim, sua ideia receberá muitos elogios!
O design de embalagem é essencial para que as empresas se destaquem e vendam mais. Ao entender sua importância e como colocá-lo em prática, você tem a chance de criar projetos que fortalecem a sua carreira!
Para pensar em elementos inovadores, veja 9 tendências do design gráfico para 2019!