Materiais gráficos para loja virtual: veja quais não podem faltar
Dá para oferecer materiais gráficos para loja virtual? Sim, com certeza! Acompanhe nosso post e descubra como!
Com uma população a cada dia mais conectada, é comum que as empresas se preocupem muito em divulgar seus produtos e serviços on-line. Entretanto, não importa se o seu negócio é físico ou virtual, deixar de dar atenção ao material gráfico é um grande erro.
Sabe por quê? A resposta é bastante simples. Por mais que sua empresa seja um e-commerce, ter material físico para enviar aos clientes e entregar em reuniões cria mais aproximação com a ideia do seu negócio e dá uma sensação de ter algo palpável para apreciar. Além disso, é uma ótima forma de apresentar informações sobre seus produtos e ser lembrado pelas pessoas.
Diante disso, reunimos aqui alguns materiais gráficos para loja virtual que são indispensáveis se você deseja melhorar a sua divulgação e dar um ar mais profissional ao seu empreendimento. Leia o post e entenda!
Invista em um bom cartão de visitas
Como o próprio nome já diz, o cartão de visitas é um convite para que o cliente ou investidor visite seu site e conheça sua marca. Por essa razão, ele precisa ser convidativo, ou seja, mostrar um design interessante e de boa qualidade gráfica.
Ele será responsável pela primeira impressão sobre você e sua loja virtual. Assim, é imprescindível que nele conste o endereço, uma adequada expressão visual e os dados básicos do seu e-commerce. É importante que o cartão de visitas seja interessante aos olhos, de boa qualidade e contenha apenas o indispensável.
Um cartão de visitas bem-feito transmite a ideia de profissionalismo para o seu empreendimento, aumentando quase que instantaneamente a credibilidade do seu negócio. Além disso, o cliente em potencial sempre o verá na carteira. Isso significa que quando precisar dos serviços, é de você que ele vai se lembrar.
Aposte em flyers, folders e folhetos informativos
Quanto mais profissional e próxima ao cliente sua loja virtual parecer, mais atrairá novos consumidores. É muito prazeroso abrir uma caixinha, por exemplo, que parece ter sido embalada com todo o carinho e consideração.
Flyers, folders e folhetos informativos são ótimas formas de informar ao cliente tudo o que ele precisa saber sobre o produto que adquiriu, assim como informações sobre trocas e devoluções. Você pode enviar folders convidando o comprador a conhecer outros itens da coleção; flyers como agradecimento pela compra; e folhetos com as informações necessárias sobre o produto.
Seja criativo. Lembre-se de que, assim como o cartão de visitas, o flyer deve ser bonito e elaborado de forma que o cliente tenha pena de jogá-lo fora. O capricho é fundamental. Não descuide dele!
Crie materiais gráficos para loja virtual (como tags, etiquetas e adesivos)
É muito legal que seus produtos cheguem aos seus clientes acompanhados da identidade da sua loja. Quanto mais presente seu logotipo estiver, mais o consumidor se lembrará de você e ficará encantado com o capricho e o cuidado que você teve com a transação feita.
Adesivos para selar pacotes e embrulhos, etiquetas e tags são ótimas formas de adicionar estilo e elegância à experiência de compra de quem adquire produtos em sua loja. Assim, é mais fácil para o cliente imaginar que você teve toda a atenção ao separar e embrulhar sua aquisição.
Seres humanos são associativos por natureza. Então, é muito bom que o cliente associe a alegria de abrir o pacote com a identidade visual da sua marca. Você certamente será muito recomendado por ele — e isso será ótimo para ter boas indicações vindas daquele comprador.
Experimente personalizar papéis de carta, envelopes e outros itens de papelaria
O hábito de receber cartas escritas à mão foi substituído por mensagens eletrônicas e e-mails. Entretanto, a maior parte das pessoas adora receber um bilhete escrito manualmente. Investir em cartões e outros itens de papelaria pode ser um “mimo” a mais para as pessoas que compram no seu e-commerce.
Dependendo do seu público e da quantidade de pedidos que você recebe diariamente, pode ser interessante enviar um cartão personalizado com uma breve mensagem agradecendo pela compra.
Você também pode mandar mensagens em datas importantes, como o Natal e o aniversário de clientes. É uma boa forma de manter sua marca mais próxima a eles e ser lembrado com um sorriso no rosto. Legal, não é mesmo?
Tente criar catálogos e jornais promocionais
Os catálogos funcionam como uma espécie de vitrine para a sua empresa. Neles, você pode colocar um pouco da história da loja, seus princípios, produtos e muitas outras informações.
Existem várias formas de fazer um bom catálogo. Você pode apostar em algo menor e sazonal, substituindo-o com regularidade; ou algo mais completo e duradouro, com produtos da linha regular do seu e-commerce. Jornais promocionais são ótimos para informar sobre promoções, descontos e oportunidades que estejam acontecendo na época da compra. Os catálogos servem para mostrar às pessoas aquilo que elas encontrarão na sua loja virtual. Catálogos são tentadores e importantes — isso é certo!
Caso a loja virtual seja voltada para o segmento de moda, uma ideia interessante é investir nos lookbooks. Por meio deles, os clientes têm acesso às fotos de campanhas publicitárias e podem ter a exata noção de como as peças ficam no corpo, além de ter ideias para compor suas produções. Procure dar destaque aos produtos mais bem-aceitos no mercado e invista em boas fotos.
São inúmeros os materiais gráficos para loja virtual que podem ser utilizados para ampliar o alcance de quem vende on-line. Se você trabalha como intermediário ou revendedor, certifique-se de que a empresa escolhida tenha boas referências no mercado e se preocupe com o acabamento dos produtos. Afinal, para que você consiga ter um bom acesso aos potenciais clientes, é necessário investir tanto em matéria-prima de qualidade, como papel e impressão de alta definição, quanto em design diferenciado e bem-feito.
Se você é dono de um e-commerce e deseja fazer tudo sozinho, com certeza isso será possível. Terá um pouco mais de trabalho, pois deverá criar cada item individualmente e levar a uma gráfica de confiança para a impressão. Existem diversas empresas especializadas em elaborar e confeccionar materiais corporativos. Assim, vale a pena fazer um orçamento antes mesmo de tomar a decisão de fazer tudo sozinho.
Gostou das ideias de materiais gráficos para loja virtual? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!