Materiais gráficos para área do turismo: aproveite a oportunidade!
Materiais gráficos para área do turismo são uma boa oportunidade de investimento para produtores gráficos. Afinal, eles podem ser personalizáveis e, com pequenas adaptações, abranger às demandas de uma empresa, tratando de passeios, transportes, lugares para visitação, entre outros.
Folders, panfletos, banners, cartazes: todos são exemplos úteis de materiais gráficos para área do turismo. E com as melhores dicas e uma ótima apresentação visual, esses itens podem ser muito convenientes para impulsionar as vendas com os seus clientes.
Quer saber algumas dicas de como vender os melhores materiais gráficos? Então continue a leitura desse post, e encante seus clientes com materiais incríveis!
Escolha boas fotografias para usar nos materiais gráficos para área do turismo
É preciso ter em mente que em qualquer tipo de material gráfico o visual é um dos fatores mais importantes para chamar a atenção e tem grande responsabilidade pela atração dos clientes. Por isso é muito relevante escolher boas fotografias para compor o layout. Possivelmente os clientes serão atraídos primeiramente por elas, e depois pelo restante das informações, como preços e meios de transporte.
Invista em fotos de boa resolução, tiradas por profissionais. De preferência em um bom tamanho no layout para que os detalhes possam ser bem visualizados. Fotos de baixa qualidade poderão transmitir uma impressão negativa para quem as visualiza.
Invista nos materiais que despertem experiências emocionais
O setor de turismo envolve uma carga emocional bastante evidente. O objetivo maior deve ser fornecer bem-estar as pessoas que procuram os serviços relacionados, por exemplo, os serviços de hotéis.
É preciso que os clientes vejam o estabelecimento de maneira próxima, identificando-se com a proposta e fazendo ligação direta com seu estilo de vida ou com o que esperam de seus momentos de prazer e descanso. Alguns materiais de suporte valem a pena o investimento exatamente por isso.
Por exemplo, se a primeira impressão é a que fica, que tal começar por ter cartões de visita melhor apresentados? Um cartão de visita pode significar, entre muitas coisas positivas, um sinônimo de qualidade. Os folders também são excelentes para fortalecer a imagem do negócio. Eles são ferramentas informativas que despertam a curiosidade dos clientes a respeito da empresa abordada e do que ela oferece no mercado.
Que tal um mimo para os clientes? Um bloquinho de papel personalizado deixa a marca com fácil identificação, além de ser um elemento útil para o dia a dia das pessoas.
Defina a gramatura e o acabamento corretos
A escolha do papel é muito importante para qualquer tipo de impresso, por isso definir a gramatura é um dos pontos principais na execução dos materiais gráficos. Se o impresso precisa de mais rigidez, recomenda-se usar a gramatura mínima de 150 g/m².
Também vale escolher entre o papel fosco ou mais brilhoso, como o couché com brilho. Para folders, por exemplo, o mais utilizado costuma ser o couché fosco, mas a escolha pode também depender do destino e da empresa que utilizará o material.
Bons acabamentos também são importantes, porque eles garantem aos materiais gráficos uma maior sofisticação, um destaque específico. Você pode escolher a aplicação de verniz especial para algumas fotos, por exemplo.
Entenda a importância na escolha das cores
O bom emprego das cores é fundamental em qualquer material gráfico. Elas ajudam a despertar diferentes sentimentos em quem tem contato com os impressos, por isso é muito importante escolhê-las com cuidado.
Primeiramente, tudo deve estar relacionado com a identidade da empresa de turismo, ainda que os destinos e opções de lazer deem abertura para o uso de cores diferentes. Por exemplo, caso o material indique uma oportunidade exclusiva, luxuosa, você pode investir em tons de preto, dourado ou prata, que transmitem sofisticação.
Se o local remete ao verão e ao ambiente de praia, como os resorts, pode ser maravilhoso fazer uma homenagem ao sol e ao calor, com a utilização de cores quentes, como o laranja e o amarelo, em seu layout. Mas, se for um destino de alta estação no inverno, vale evidenciar o friozinho gostoso com as cores frias. Nesse caso, abuse dos tons de azul e branco.
Os tons terrosos e os verdes indicam espaços e atrações mais ligadas à natureza. Uma ótima opção para hotéis fazenda, por exemplo.
Observe a estrutura e o estilo dos textos nos materiais gráficos
O estilo e a estrutura dos textos de quaisquer materiais gráficos devem estar de acordo com o tipo de impresso em questão. Até porque não se pode colocar um mesmo texto em um cartão de visitas ou um cartaz e em um folder. Cada modelo e formato exige uma estrutura diferente para que a comunicação alcance o público da melhor maneira.
Um folder, por exemplo, precisa de uma capa atraente e bonita, possivelmente com uma chamada curta, para que os espaços internos do material apresentem o conteúdo que detalhe o negócio e evidencie seus diferenciais. Tanto texto assim não cai bem em um cartaz ou em um panfleto pequeno. Nesse caso, o melhor é trabalhar em uma boa chamada que atraia e desperte a atenção para as demais informações.
É importante ser criativo e aproveitar as frases positivas e alegres. O material deve fomentar a vontade das pessoas em realizar atividades de turismo, como viagens e passeios.
Conheça bem o seu público-alvo
Para que os materiais alcancem os objetivos para os quais são propostos, eles devem comunicar muito bem a mensagem e dialogar com o público, certo? Por isso é fundamental saber para quem o material será direcionado. Isso porque o público mais jovem demanda uma linguagem diferente daquela que será usada para uma audiência da terceira idade.
É preciso ter informações a respeito dos interesses do público que você quer atingir, também sobre onde o material será veiculado para que possa causar bons impactos. Caso contrário, seu trabalho poderá ir por água abaixo!
Todos esses materiais podem muito bem ser oferecidos nos mais diferentes espaços. Mas, principalmente, em agências de turismo, hotéis, pousadas, hostels, atrações turísticas, empresas de locação de veículos ou transporte e demais estabelecimentos que de alguma forma se relacionam ao turismo da sua região.
Quais materiais gráficos oferecer?
1. Folders
Os folders são materiais gráficos impressos que possuem dobras. Eles servem para divulgar conteúdo publicitário ou informativo sobre o hotel, pousada e etc. Podem ser usados para demostrar com belas imagens as acomodações e áreas de laser do negócio.
Além disso, eles podem oferecer mais informações sobre o hotel, como suas unidades, op瘘ões de passeios da cidade, dentre outras informações que ajudam o consumidor a entender os benefícios do local.
2. Flyers
Essa é considerada uma versão simplificada e sem dobras de um folder. Ele é indicado para passar pouca informação, devido ao espaço reduzido — normalmente, seu tamanho varia entre 10×15 cm e 15x20cm.
Para hotéis e pousadas, essa é uma opção inteligente para divulgar novidades dentro do estabelecimento e nos bares — ou para deixar como divulgação em parceiros, atraindo novos clientes com ofertas de estadia.
3. Cartazes e posters
Outros tipos de materiais gráficos para área do turismo são os cartazes e posters. Ótimos para chamar atenção para o estabelecimento e conquistar novos clientes, eles devem ser confeccionados com imagens de qualidade, atraentes e com mensagens interessantes, como promoções do dia.
4. Cartão de visita
Os cartões de visita são materiais gráficos para área do turismo que não podem faltar na recepção e na entrada do estabelecimento.
Clientes podem possuir interesse nos serviços do restaurante ou querer fazer negócio com a empresa — por meio dele você pode receber, por exemplo, ofertas de fornecedores e de parcerias. Para esse tipo de relação, o mais indicado é ter um cartão de visita com os contatos de gestão.
5. Ventarolas
Se o local do estabelecimento é quente, está aí um excelente material para comercializar. A ventarola é um acessório extremamente útil nas mais diversas ações de marketing, podendo ser distribuídas em eventos, praias, estabelecimentos comerciais ou, basicamente, em qualquer lugar quando está calor. Com o logo e a identidade visual da sua empresa estampados, sua marca será divulgada com um ótimo custo-benefício.
6. Não perturbe
Os não perturbes são um dos materiais gráficos para área do turismo mais utilizado pela rede hoteleira. Trata-se de um material de comunicação utilizado na porta do quarto para sinalizar o momento ideal para limpeza do ambiente. Quem determina esse momento é o hospede que utilizada o não perturbe na maçaneta do lado de fora do quarto indicando se ele está disponível ou não para limpeza.
Esses materiais gráficos ajudarão na sua estratégia de comunicação, divulgação e incentivo de compra. Lembre-se que o ideal é sempre pensar na identidade visual da empresa.
Portanto, a personalização deve ser feita seguindo o mesmo padrão. Além disso, tome cuidado com o excesso de material no restaurante pois, em vez de ajudar, isso pode atrapalhar a experiência dos clientes.
Ou seja, o espaço para crescer existe e vale a pena ser aproveitado. O que está esperando para investir em materiais gráficos para área do turismo? Mergulhe nessa oportunidade e venda mais!
O que achou deste conteúdo? Foi relevante para você? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe postagens como esta! Estamos no Facebook, Twitter e no YouTube!
0 comentário