Materiais de PDV: saiba o que são e como usá-los
Você já reparou na infinidade de materiais de PDV atualmente estampados em todos os lugares onde circulam pessoas? Esse recurso tem sido um ótimo aliado para o marketing das empresas.
Esses materiais podem assumir os mais diversos formatos com propostas criativas variadas. Servem como informação, suporte de produtos, promoções, pontos de degustação de alimentos e assumem muitas outras maneiras de atrair o público, colocando-o em contato direto com o produto.
Pensando nisso, é importante entender qual é a participação das gráficas nesse universo e qual é a melhor forma de aproveitá-los para alavancar seus negócios. Confira!
O papel das gráficas em materiais de PDV
Os materiais de PDV são usados em pontos estratégicos para chamar a atenção dos potenciais clientes, criando um envolvimento entre esse público e o seu produto. Dessa forma, é possível saber exatamente o que está sendo comprado, como funciona e se atende as necessidades de quem está adquirindo o produto exposto.
Essas peças reforçam o posicionamento das marcas no mercado, ajudando na exposição e experimentação de seus produtos e serviços. Normalmente, o marketing no PDV é usado para apresentar um novo produto ou ampliar a demanda de um já existente ou de baixa visibilidade.
O papel das gráficas nesse processo é muito importante. Sua função primordial é oferecer materiais de PDV de qualidade, alta durabilidade e que encantem o consumidor.
Nesse sentido, conhecer as necessidades dos consumidores é essencial. Quando estiver em contato com o projeto de PDV do cliente, saiba onde encontrar todos os materiais promocionais que interessam a ele. Cada cliente tem uma necessidade específica, e cabe às gráficas manterem-se preparadas para esse atendimento.
Entre os diversos materiais de PDV, é possível encontrar:
-
balcões de PDV;
-
testeiras;
-
móbiles;
-
etiquetas adesivas;
-
displays de mesa;
-
letras-caixa;
-
wobbler;
-
faixas;
-
take one e uma infinidade de outros formatos com utilidades diversas.
Todos esses itens podem apresentar variados tamanhos, cores, texturas e diferentes cortes. Se elaborados com criatividade, sempre buscando um diferencial em cada projeto, servirão como excelentes peças de marketing.
As ações de marketing envolvendo os PDVs costumam ser ainda mais efetivas quando os profissionais da área gráfica investem mais a fundo no conhecimento sobre materiais de PDV. Com isso, podem levar esse know-how às empresas com ideias interessantes, formando parcerias, criando credibilidade e potencial para se destacar diante da concorrência.
Como utilizar os materiais de PDV
Os materiais de PDV apresentam uma grande vantagem: a mobilidade. Com a possibilidade de serem transportadas para diferentes locais, tornam-se uma opção muito versátil. Reunimos aqui uma lista com 8 dicas de locais para você usar esses itens e promover um contato mais próximo com o cliente enquanto expõe os seus produtos. Vamos lá:
1. Supermercados
Nesses estabelecimentos, é muito comum a presença de balcões PDV para degustação de alimentos. Quem nunca fez aquela pausa nas compras para experimentar um novo patê, um pão de queijo quentinho ou uma nova marca de cappuccino?
Os supermercados são tradicionalmente conhecidos por apresentarem esse tipo de PDV para impulsionar as vendas de marcas não muito conhecidas, ou lançar novas versões de um produto já conhecido.
Porém, nada impede que outros segmentos do mercado utilizem o balcão display, que pode funcionar como um chamariz em locais que pouco utilizam essa estratégia de vendas. Pode até chamar a atenção do público como algo inusitado.
2. Valet de estacionamento
Esse é outro local que necessita de um espaço para aproximar os clientes com o intuito de fazer as validações de acessos e pagamentos. O balcão PDV também é amplamente utilizado nesses espaços, aproveitando justamente esse trânsito de pessoas.
3. Stands e painéis
É muito comum a presença de testeiras aplicadas em stands e painéis, localizadas sempre no alto. Porém, existem variações de tamanho dessas peças, e um painel posicionado acima de uma prateleira pode ser considerado um tipo de testeira. São também materiais gráficos de muito valor decorativo, além do seu caráter informativo.
4. Lojas gourmet
Mais uma vez o balcão PDV se faz presente e, nesses espaços, agregam um valor especial. Os produtos gourmet dependem muito de uma interação maior com o cliente, que precisa conhecer os sabores e as características desses alimentos diferenciados. Nesse caso, a degustação é indispensável e costuma contribuir muito para que as empresas fechem negócios importantes.
As lojas gourmet também podem se valer dos adesivos de parede e de chão. São peças que têm recebido muita atenção dos decoradores, uma vez que permitem a divulgação da marca e podem funcionar como brindes ou uma rápida forma de personalizar o espaço de trabalho.
5. Balcão de informações
Para empresas que precisam de um ponto de informação em diferentes locais, é interessante usar o balcão PDV pela sua mobilidade, mantendo os dados de contato no layout da estrutura. Além disso, outros impressos informativos podem ser usados como material de apoio, como flyers, cartões de visita, folders e similares.
6. Feiras e eventos
Para criar um canal de comunicação com os clientes em feiras e eventos, use o balcão display. É uma peça perfeita para auxiliar no atendimento ao cliente para esclarecimentos de dúvidas e fornecimento de informações mais detalhadas sobre seu negócio. Peças impressas podem auxiliar nessa tarefa, além de levar os seus contatos ao público.
7. Lojas de roupas e acessórios
Nesses ambientes, o balcão PDV é uma opção indispensável, que ajuda na exposição desses produtos, que precisam ser testados e tocados antes da conclusão da compra.
Para ajuda na venda de roupas e acessórios, também é possível utilizar testeiras e móbiles. Esses últimos são peças leves, geralmente de papel, sustentadas por fios. São interessantes porque ao mesmo tempo que informam, funcionam como objeto de decoração com um toque lúdico.
8. Ações promocionais
Os inúmeros ambientes internos e externos da cidade — como shoppings, praças, calçadas, estações de metrô, terminais de ônibus e outros — podem ser usados como áreas para ações promocionais.
Nesses locais, é possível usar os materiais de PDV de acordo com a sua necessidade, tanto para promover seus produtos quanto para memorizar sua marca na mente do público.
Os balcões PDV são as peças mais utilizadas por toda sua gama de utilidades, como já foi exposto anteriormente. No entanto, todos os materiais de PDV são igualmente úteis nos demais ambientes citados. Tudo depende da necessidade da empresa ao fazer a divulgação, assim como do tipo de promoção desejada.
Se você gostou das dicas sobre materiais de PDV, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como esse!
0 comentário