Máscara de verniz localizado: Tudo que você precisa saber

Publicado por Gráfica KWG em

O verniz UV (verniz ultravioleta) é o tipo de revestimento mais utilizado nos materiais depois de impressos. Ele pode ser aplicado na totalidade do impresso ou apenas em pequenos detalhes. Quando aplicados em pequenos detalhes, temos o que chamamos de verniz localizado. A seguir você verá como desenvolver uma máscara de verniz localizado.

Para deixar o cartão de visitas ou material gráfico com um aspecto refinado, a máscara de verniz localizado é uma excelente opção. Com brilho específico em certos pontos, destaca a produção e valoriza ainda mais o trabalho de design gráfico.

Ainda que simples de fazer, é bastante comum que ocorram dúvidas na hora de criar uma máscara do tipo. Fazer tudo da forma correta é essencial para que o resultado da gráfica atenda às suas expectativas. Então, não dá para deixar de aprender, não é?

Neste artigo, mostraremos o passo a passo de como fazer uma máscara de verniz localizado de maneira rápida e fácil. Vamos lá?

O que é verniz localizado?

Antes de iniciar o nosso passo a passo, vamos entender um pouquinho o que é verniz localizado e como podemos utilizá-lo em nossos impressos.

O verniz UV (verniz ultravioleta) é o tipo de revestimento mais utilizado nos materiais depois de impressos. Ele pode ser aplicado na totalidade do impresso ou apenas em pequenos detalhes. Quando aplicados em pequenos detalhes, temos o que chamamos de verniz localizado.

Utilizamos esse tipo de revestimento com o objetivo de proporcionar brilho e lisura em detalhes da arte que queremos atrair atenção. Como exemplo, podemos aplicar o verniz localizado em textos, fotos, detalhes criativos ou objetos. Além de destacar, o verniz localizado proporciona nobreza e diferenciação ao material impresso.

Como fazer uma máscara de verniz localizado?

Máscara de verniz localizado é um termo bastante falado no mercado gráfico. Porém, ela nada mais é do que a indicação de onde o verniz localizado será aplicado sobre o impresso. Simples assim.

Cada gráfica trabalha com uma composição de cores específica para indicar a aplicação do verniz. Aqui na Gráfica KWG, trabalhamos com a composição de cores: C: 0%, M: 0%, Y: 0%, K: 100%.

Os arquivos com aplicação de verniz localizado, normalmente são estruturados de acordo com o gabarito de cada gráfica. Por exemplo, na Gráfica KWG estruturamos a montagem do arquivo de um cartão de visitas da seguinte maneira:

Página 1: Frente do impresso

Página 2: Máscara de verniz referente a frente do impresso

Página 3: Verso do impresso

Página 4: Máscara de verniz referente ao verso do impresso

Passo a passo de como montar uma máscara de verniz localizado

Passo 1: Para fazer uma máscara de verniz localizado, vá para página 1 do seu arquivo, onde encontra-se a frente do seu impresso, e selecione todos os elementos que deseja aplicar o verniz.

Passo 2: Depois de tudo selecionado dê o comando copiar (atalho ctrl+c).

Passo 3: Agora vá até a página 2 do seu arquivo (máscara de verniz referente a frente do impresso) e cole a sua seleção (atalho ctrl+v). Os objetos colados deverão ficar exatamente na mesma posição da página 1.

Passo 4: Ainda na página 2, o próximo passo será pintar de 100% preto todos os objetos copiados.  

Repita esses mesmos passos para o verso do impresso: selecionar, copiar, colar e pintar de preto.

Depois de finalizado o seu arquivo deverá ficar conforme o exemplo a seguir:

Exemplo-de-máscara-de-verniz

Máscara de verniz localizado

Esteja ciente que a gráfica irá seguir exatamente o que foi desenvolvido e estruturado por você no arquivo. Então, se caso você deseja aplicar verniz somente no verso ou na frente do impresso, basta deixar a página de indicação do verniz em branco. A seguir exemplificamos um cartão de visitas com aplicação de verniz apenas na frente do impresso.

Exemplo-de-máscara-de-verniz-sem-verso

Máscara de verniz localizado

Como fazer um cartão de visitas com verniz localizado?

Primeiramente, é preciso definir onde você deseja elaborar a arte que será impressa. Isso depende das suas habilidades e dos softwares que você mais utiliza durante o cotidiano de design.

A seguir, veja o tutorial para os mais comuns.

Adobe Photoshop

No Photoshop, crie um arquivo com o tamanho padrão do cartão de visitas e execute a arte da frente. Faça o mesmo para o verso, caso o cartão tenha dois lados.

Para o verniz, basta duplicar a camada (com CTRL+J, no Windows ou OPT e +, no Mac OS) e retirar todos os elementos que não receberão o verniz. Evite áreas pequenas, como letras menores ou com linhas finas.

O restante dos objetos deve ficar em preto, no padrão CMYK. Cada gráfica tem especificações típicas, mas, em geral, é preciso deixar o padrão K em 100% e os outros em 0%.

Os elementos da máscara de verniz localizado devem ficar exatamente na posição dos “tradicionais”. É por isso que duplicar a camada e movê-la para um novo arquivo é tão eficiente.

Adobe Illustrator

No Illustrator, a tarefa é ainda mais fácil. Se o cartão tiver frente e verso, abra um arquivo com quatro pranchetas. Se só contar com frente, abra com duas pranchetas.

Em seguida, elabore os elementos e aperte CTRL+0 (Windows) ou CMD+0 (Mac OS). Defina quais serão as partes com verniz e aperte o comando CTRL+C ou CMD+C. Na hora de colar, é que vem o truque: use o comando CTRL+F ou CMD+F para que os elementos fiquem na mesma posição.

CorelDraw

O processo no CorelDraw é semelhante em vários pontos, mas uma das diferenças é em relação aos arquivos. Nesse programa, o ideal é criar quatro páginas para peças com frente e verso.

Renomeie cada página como “Frente”, “Verniz da frente”, “Verso” e “Verniz do verso”. Utilize as configurações de tamanho, margem de segurança e outros elementos.

Depois, converta textos em curva com o comando CTRL+Q ou CMD+Q. Tudo tem que ficar em Bitmap com resolução de 300 dpi. No CMYK, o K deve ser deixado em 100% para criar uma máscara preta.

Em todos os casos, é fundamental realizar a conversão de cores para evitar a distorção na hora da impressão. Também é essencial enviar identificações separadas para a gráfica. No fechamento de arquivo, colocar a máscara apenas como uma das camadas não oferecerá um bom resultado.

Informações técnicas que você precisa saber:

  • Procure não aplicar o verniz em locais muito pequenos, tais como, textos ou vetores com linhas muito finas. Poderá ocorrer falhas durante o processo de gravação de tela e consequentemente na aplicação do verniz no local desejado.
  • Como a aplicação do verniz é uniforme, não é permitido utilizar efeitos de lente ou sombreamento.
  • Por se tratar de um acabamento serigráfico, poderá ocorrer uma pequena variação de até 1mm no registro do verniz. Considere essa margem de erro e tenha ciência que não é possível garantir que a aplicação do verniz seja 100% exata.
  • Sempre verifique se a máscara do verniz encaixa exatamente em cima da arte criada. Se a máscara estiver com deslocamento relativo ao local de aplicação, o verniz não encaixará com precisão sobre o impresso.
  • Para uma maior exatidão na aplicação do verniz, mantenha sempre a máscara em vetor e evite ao máximo deixá-la em bitmap. Dessa forma, a cor será 100% pura e não haverá variações entre tons de cinza.
  • Não recomendamos a aplicação do verniz nas extremidades do cartão, pois poderá correr o risco de descascar na hora do refile ou mesmo durante a sua utilização.

No site da Gráfica KWG, você encontra para download os gabaritos de cada produto com as instruções necessárias para criar corretamente os seus arquivos.

E então, agora ficou mais claro? Esperamos que sim! Mas se ainda ficou alguma dúvida deixe aqui nos comentários que teremos o maior prazer em poder te ajudar.

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