Marketing impresso no funil de vendas: quais os efeitos na sua estratégia
A conquista de novos clientes é um desafio diário para qualquer empresa que almeja o crescimento. Assim, as técnicas de venda e estratégias de marketing ganham novos recursos e metodologias constantemente para complementar aquilo que já trazia bons resultados. Esse é o caso da aplicação do marketing impresso no funil de vendas, que funciona como um estímulo a mais para que o potencial cliente vá em frente em sua jornada de compra avançando em cada uma das etapas que precedem o fechamento de um negócio.
Entender bem como funciona o marketing impresso no funil de vendas e qual o impacto causado por ele nos resultados da sua estratégia ajudará a você a implementar essa dupla de sucesso na sua empresa e vender muito mais. Por isso, continue a leitura e saiba o que fazer para aproveitar ao máximo as duas ferramentas!
Saiba o que é o marketing impresso
O marketing impresso é a estratégia que utiliza materiais gráficos para promover marcas, produtos e serviços. Embora os meios digitais ganhem muita força a cada dia, esse tipo de material continua sendo o básico. Trata-se do essencial que toda empresa precisa ter, antes mesmo, de pensar no digital.
Para entender a importância dessa estratégia de marketing, imagine, por exemplo, uma feira ou congresso do seu segmento. Agora imagine que nenhum dos stands tenham, ao menos, um folder com a descrição do seu produto ou serviço para oferecer.
Ou uma situação mais corriqueira, como a bateria do seu celular acabar bem na hora que você precisa pegar o contato daquela empresa que você estava procurando. Resumindo, o bom e velho cartão de visitas, continua tendo a sua importância e o seu valor na vida das organizações.
Guarde essa frase: o marketing impresso é o que materializa ― torna real ― a sua empresa nas mãos do cliente. Falaremos mais sobre isso quando tratarmos da importância dele para o sucesso da sua estratégia venda.
Conheça as etapas do funil de vendas
O funil de vendas é uma ferramenta muito utilizada nos meios digitais que permite acompanhar a jornada do cliente do desde o seu primeiro contato com a marca até o pós-venda, entendendo em que etapa ele se encontra, tomar ações que o levem ao estágio seguinte, o levando para cada vez mais perto do fechamento.
Entenda, a seguir, quais são as etapas do funil de vendas e como elas funcionam.
Topo
No topo do funil seus clientes estão vivenciando um problema que nem sempre está bem definido para ele. É a fase que chamamos de aprendizado e descoberta, quando ele entende que tem algo a resolver. Eles só conhecem as dores que se apresentam e tem muitas perguntas a fazer.
Meio
Quando chegam ao meio do funil, já entendem que tem um problema, sabem que problema é esse e estão buscando uma solução. Eles saíram da fase do “por que?” e entraram na etapa do “como?”. Aqui, você já tem acesso a algum tipo de informação mais concreta sobre ele, como nome, e-mail e número de telefone.
Fundo
No fundo do funil, o seu potencial comprador, já sabe qual é a solução do problema dele, porém, está buscando a melhor delas. É a fase em que ele está tomando a decisão entre o seu produto ou o dos seus concorrentes.
Entenda o papel do marketing impresso no funil de vendas
O marketing digital veio trazendo milhões de novos recursos para atingir um bom cliente em cheio. No entanto, para levá-lo ao fechamento do negócio, o material impresso é fundamental. É importante destacar que as duas estratégias se complementam, potencializam uma a outra.
Nos tópicos a seguir você entenderá como e porque isso acontece. Confira!
Presença independente de tecnologia disponível
Ficar sem bateria ou sem acesso à internet em determinados locais e situações é muito mais comum do que se percebe no dia a dia — principalmente, em eventos, feiras, congressos daquele tipo que dura o dia todo. Aqui, estamos falando do topo e meio do funil de vendas.
Indo um pouco mais longe, não é nem educado ficar o tempo todo mexendo no celular ou no computador enquanto recebe ou é recebido por um cliente, a quantidade de distrações que existem ali são suficientes para acabar com a sua venda.
Sem contar com aquela apresentação que você passou dias preparando e na hora H ela “ deu pau” e não abriu. Nessas horas, ter um material impresso bem elaborado, capaz de demonstrar ao seu cliente tudo o que ele precisa saber sobre a sua empresa e seu produto é o que fará a diferença entre fechar negócio ou não.
Engajamento de clientes ao longo do funil
Um brinde útil como um bloco de anotações e uma caneta com a sua marca sobre a mesa do cliente engaja muito mais do que o seu e-mail marketing, que pode ser que nem fique por muito tempo na caixa de entrada dele.
O fato é que esse tipo de material faz com que a sua marca faça parte da vida do cliente, do dia a dia dele e, portanto, que ele esteja exposto a ele por muito mais tempo do que estaria nos meios digitais. É fundamental nas etapas de meio e fundo de funil.
Aumento da credibilidade da marca
Imagine que você investiu na presença digital da sua empresa. Implementou cada elemento necessário em uma estratégia de inbound marketing, qualificou seus leads, e capacitou a sua pré-venda. Finalmente, agendou uma visita do seu executivo de vendas ao cliente.
Você consegue perceber a importância desse profissional chegar diante do potencial comprador com alguma coisa em mãos para apresentar sua empresa?
Nesse momento, ter um cartão de visitas, um folder ou catálogo de produtos bem-acabado, com a identidade visual da sua empresa bem definida, a descrição dos seus produtos e serviços bem claras dará ao cliente a percepção do cuidado que você tem com a sua marca, além do seu esforço para impressioná-lo.
É no momento que ele puder tocar nesse material que a sua empresa se tornará, de fato, real para ele. Até então, era apenas virtual e poderia até ser um golpe, por exemplo, e nem existir de verdade. É o que a sua organização precisa ter no fundo do funil.
O marketing impresso no funil de vendas percorre toda a jornada do cliente. Complementando assim, as suas estratégias de marketing digital. Entre os benefícios de aliar as duas, o mais importante deles, é a aceleração do processo levando ao fechamento da venda muito mais rapidamente, além de ajudar a neutralizar a ação da concorrência.
E agora que você já sabe como utilizar o marketing impresso no funil de vendas, é hora de pensar em oferecer ao seu cliente uma experiência online tão agradável quanto. Então, saiba mais sobre o que é UX design.