Marketing digital para microempresas: Confira as melhores estratégias
Atualmente, muitas empresas têm procurado soluções que visem a aumentar a fidelização de clientes e as vendas. Nesse contexto, aplicar as ferramentas de marketing digital deixou de ser um privilégio e tornou-se uma realidade na rotina de muitos microempresários. E é sobre marketing digital para microempresas que falaremos a seguir.
Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outras redes, são muito procurados por pequenos negócios com a finalidade de engajar o público-alvo e, consequentemente, de aumentar as vendas.
Entretanto, as estratégias do marketing digital vão muito além de comentários em posts ou anúncios pagos. Trata-se de planos de ação que vão desde a usabilidade do seu site até as campanhas para converter leitores em consumidores.
Com isso em mente, é desejado que as suas ações de marketing tenham sentido dentro do seu empreendimento, sendo essencial compreender a importância desse mecanismo e como utilizá-lo.
Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, algumas informações que vão ajudá-lo a entender os benefícios do marketing digital para microempresas e as principais estratégias. Continue a leitura e fique por dentro!
O papel do marketing digital para microempresas
Certamente, um dos maiores desafios para pequenas empresas é a competitividade com outras corporações, principalmente as de grande porte, pois microempresas normalmente não podem fazer grandes investimentos em publicidade.
Os meios digitais se tornaram grandes aliados para esse tipo de negócio. Com a internet, é possível aumentar a visibilidade da empresa e chamar atenção do público-alvo. Só que não basta somente estar presente na web, é essencial construir uma estratégia.
Assim, para que sua empresa tenha um bom engajamento, é muito importante investir nas ações de marketing digital, já que esse é o método mais acessível e que entrega os mesmos resultados que uma publicidade grande e mais cara.
O nome “marketing digital” é utilizado para toda estratégia de propaganda no meio on-line. Esse mecanismo gera mais leitores e compradores qualificados para o seu negócio.
Ademais, é possível analisar o seu trabalho com os dados que ele apresenta, como as visitas ao seu site, o número de conversões geradas e a origem dos compradores.
Com esse mecanismo, o seu site, a sua loja ou a sua comunidade podem se tornar um dos primeiros resultados do ranqueamento do Google, fazendo com que mais pessoas conheçam os seus produtos ou serviços.
As excelentes estratégias de marketing digital para microempresas
Entendendo a relevância para pequenos empreendimentos, cabe, agora, conhecer quais práticas de marketing digital utilizar para que se tenha um maior engajamento. Separamos as principais a seguir.
Construa sua presença online
Se o seu empreendimento ainda não tem uma página ou conta nas redes sociais, já passou da hora de criá-las!
Cada vez mais usuários adquirem suas opiniões sobre marcas, mercadorias e atendimento pelo meio virtual. E quem está offline dificilmente consegue se defender de possíveis acusações ou ganhar novos consumidores.
Além disso, ainda há como descobrir, pelas redes sociais, o que seus clientes pensam, a fim de encontrar pontos a serem melhorados, modificados e incluídos na sua comunicação com eles, como também em seus serviços ou produtos. Dessa maneira, é primordial fazer parte da internet em prol da ascensão do seu negócio.
Crie uma página no Facebook, por exemplo, e mantenha um diálogo constante com seus consumidores. Busque também solucionar dúvidas e problemas, entre outras questões apresentadas.
Mapeie seu público-alvo
Antes de tomar qualquer outra medida, é necessário segmentar o seu público. Definir quais são as personas do seu negócio torna o trabalho de atração muito mais preciso.
As personas são os personagens que profissionais de marketing criam com a finalidade de identificar o perfil dos consumidores que devem ser atingidos pelas suas ações de publicidade.
Esse trabalho define o gênero, a faixa etária, a localização, os gostos pessoais, a classe e a ocupação, por exemplo, das buyer personas. Trata-se de informações que dão mais força aos seus anúncios, às publicações ou aos artigos.
Para isso, realize pesquisas de mercado e captação do briefing com os clientes já fidelizados, a fim de auxiliar os profissionais do marketing na definição do seu público-alvo.
Utilize o e-mail marketing
Uma das ferramentas que mais geram dúvidas entre os microempresários, por eles acharem que não representa uma boa opção, é o e-mail marketing. Por meio desse canal, você pode manter um contato constante e direto entre a sua marca e os clientes. Dessa forma, o e-mail é um dos melhores recursos para criar estratégias de atração e retenção de clientes.
Cada novidade que o seu negócio lança, como um produto novo, um serviço adicional, promoções ou brindes, é uma oportunidade de fechar novas compras com os seus usuários atuais.
Contudo, não utilize esse meio somente para oferecer os seus serviços ou produtos. Muitas vezes, anúncios constantes se tornam algo chato e passam a ser ignorados na caixa de entrada.
Então, apresente também soluções e convites, mostrando que a sua empresa se preocupa com os consumidores.
Por exemplo, em uma data de aniversário, em comemorações da empresa ou em eventos, esteja presente. Utilize esses momentos para encaminhar e-mails e mostrar que deseja construir uma ligação positiva.
Conheça práticas de SEO
Essencial para marketing digital para microempresas, O SEO é uma ferramenta de marketing de busca para a internet muito comum nas empresas. O objetivo principal dele é otimizar os sites empresariais, posicionando-os nas primeiras páginas do Google.
Para conseguir posicionar sua página nos motores de busca adequadamente, são necessárias algumas etapas primordiais, como:
- padronização dos códigos do site ou da plataforma;
- atualização do layout da página;
- escolha de palavras-chave relevantes;
- elaboração de textos com a palavra-chave incluída de forma adequada.
Essas são as principais tarefas que compõem o trabalho de posicionamento de busca em motores digitais, como o Google. Boa parte do objetivo do SEO é fazer com que as palavras-chave apareçam nas primeiras páginas de pesquisa, por meio dos textos produzidos.
Com essa ferramenta aplicada, o seu site vai ter o destaque de que precisa para atrair os consumidores.
Compartilhe um conteúdo de qualidade
Para essa tarefa, o Inbound Marketing é a base ideal para a criação e o compartilhamento de conteúdos de qualidade e relevantes para o público-alvo. Esse mecanismo é uma nova forma de pensar o marketing digital.
A relevância do conteúdo é o que atrai os potenciais consumidores, como um ímã. Ou seja, na internet, o conteúdo disponibilizado pelo empreendimento é uma das primeiras coisas que o cliente encontra quando está procurando por produtos ou serviços.
Para isso, é essencial compreender o perfil e o comportamento deles, a fim de criar o conteúdo ideal. Procure conhecer os gostos pessoais, as necessidades e os problemas dos seus usuários. Desta forma, você poderá apresentar conteúdos que visem a solucionar suas preocupações ou que estejam de acordo com seus interesses particulares.
Cabe ressaltar, por fim, que, durante a aplicação das estratégias de marketing, é muito importante analisar os resultados obtidos, pois, com essas informações, você terá mais chances de realizar os ajustes nas suas ações promocionais, corrigindo as que não foram boas e investindo nas que geram maior retorno.
Agora, você sabe os benefícios e quais ações aplicar do marketing digital para microempresas. Com essas informações você poderá otimizar as suas vendas e a retenção de clientes. E aí, gostou do nosso artigo? Então, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de conteúdos semelhantes?