7 dicas para inovar na revenda de materiais gráficos

Publicado por Gráfica KWG em

inovar na revenda de materiais gráficosO mercado gráfico está sempre sendo influenciado por avanços tecnológicos que permitem apresentar novidades para os consumidores deste tipo de produto. Por isso, inovar na revenda de materiais gráficos, torna-se uma tarefa simples se você se mantiver atualizado.

Novas técnicas, matérias primas, equipamentos e acabamentos surgem constantemente, lançando tendências e permitindo às revendas se desatacarem diante da concorrência. Afinal, ganha mais quem sai na frente ao oferecer novidades ao consumidor final.

Pensando nisso, preparamos este post com 7 dicas incríveis e essenciais que ajudarão você a inovar na revenda de materiais gráficos e, consequentemente, ter muitos mais clientes e lucros no seu negócio. Confira!

1. Invista em produtos diferenciados

Tente ir além do “feijão com arroz”, ou seja, do básico que toda revenda gráfica oferece. Isso não significa que você não possa oferecer os materiais essenciais com os acabamentos mais comuns, como cartões de visitas e folders nos formatos de costume. Mas, além deles, é preciso disponibilizar também formatos com finalidades e acabamentos que ninguém mais tem.

Nesse quesito, a criatividade vale tanto quando a tecnologia. Pense em formas inovadoras para cartões de visitas, dobras diferenciadas para folders ou tags em formatos e tamanhos nunca antes utilizados. Certamente farão sucesso e serão copiados pela concorrência assim que forem descobertos.

2. Disponibilize novos tipos de acabamentos

Pesquisar novas opções de acabamentos como vernizes e relevos também é uma boa pedida para inovar na revenda de materiais. Hoje são infinitas as possibilidades nesse setor que oferecem coberturas com diferentes sensações ao toque, ao olhar e algumas até mesmo com aromas diferenciados.

Alguns exemplos disso são soft touch, o verniz holográfico, o hot stamping e as placas para alto e baixo relevo, sem contar com a infinidade de facas personalizadas que podem ser as responsáveis pela introdução de vários formatos inovadores no mercado gráfico, criados pela sua revenda.

3. Ofereça produtos especiais e exclusivos

Lembra quando falamos sobre a criação de formatos diferenciados que logo serão copiados pela concorrência? Pois é, enquanto eles forem exclusivos, serão o seu maior diferencial aqueles produtos que só são encontrados na sua revenda. Esse tipo de oferta é a maior responsável pela fidelização de clientes.

Além dos itens diferenciados, os serviços agregados ao seu produto também são importantes. Por exemplo, entregas com horário marcado, prazos menores para a produção dos materiais, criação das artes e um bom suporte para o fechamento dos arquivos também são fatores capazes de atrair, cativar e fidelizar clientes.

4. Presenteie seus clientes com kits de amostras

Tanto para quem revende para o consumidor final quanto para agências e designers gráficos, oferecer kits de amostras é um grande diferencial, já que muitas vezes eles ajudam o profissional a ter novas ideias para surpreender os seus clientes.

Além disso, os kits de amostras também são importantes para que seus consumidores conheçam a qualidade e a criatividade empregadas nos seus produtos. Eles vão ajudar seu público a visualizar com maior facilidade a inovação em suas propostas, já que muitas vezes os novos recursos e acabamentos que surgem no mercado sequer são conhecidos pelo consumidor.

5. Escolha um bom fornecedor para inovar na revenda de materiais gráficos

Para que tudo isso que foi citado até aqui seja possível, é imprescindível contar com a parceria de um bom fornecedor de produtos gráficos. Basta pensar que, para você oferecer ao seu cliente, por exemplo, um prazo de entrega mais ágil, exige-se do seu fornecedor uma capacidade operacional maior em relação aos demais.

Além disso, o quanto ele está atualizado e alinhado às novas tecnologias e ao uso de materiais exclusivos também acaba fazendo muita diferença nas opções que você terá a oferecer ao seu cliente.

6. Invista na sua presença online

Depois de falar em diferenciais de mercadorias e do atendimento para inovar na revenda de produtos gráficos, é impossível não citar a sua “encontrabilidade” como revendedor, já que nos dias de hoje tudo se busca primeiro online.

Por isso, é muito importante investir em sua presença em redes sociais e mecanismos de busca, como o Google. Além disso, a opinião de seus clientes precisa estar acessível aos novos consumidores. Essa estratégia é de vital importância para a tomada de decisão.

Lembre-se que você mesmo, ao buscar por um produto ou serviço, procura saber o que outros consumidores estão falando dele e tenta ainda conseguir a maior quantidade possível de informações antes de entrar em contato com a empresa a fim de tirar dúvidas para, quem sabe, fechar negócio.

Dar ao seu cliente a opção de escolher os produtos, fechar a compra e efetuar o pagamento online também é uma boa forma de inovar na revenda de materiais gráficos. Pense que, por meio de um e-commerce, você estará disponível para o seu consumidor 24/7 e poderá vender mesmo quando estiver em casa descansando.

7. Preocupe-se com a abordagem ao cliente

Por fim, porém, não menos importante, o modo como você aborda os seus clientes faz toda a diferença para que eles entendam onde está a inovação nos seus produtos. De nada adianta você revolucionar suas entregas se não souber demonstrar ao cliente os seus diferenciais.

Por isso, crie nomes e apresentações diferentes para produtos diferenciados. Por exemplo, um cartão de visitas com acabamento holográfico não deve ser apresentado ao consumidor simplesmente como cartão de visita, mas talvez como cartão holográfico.

Essa maneira nova de abordar o cliente com o diferencial expresso já na apresentação do produto fará toda a diferença para que ele reconheça a inovação nos seus produtos e serviços gráficos.

Como você pode conferir ao longo deste post, são inúmeras as formas de inovar na revenda de materiais gráficos. Isso pode acontecer no mix de produtos e serviços, no atendimento, nos recursos tecnológicos utilizados, no meio de comercialização e na abordagem utilizada para demonstrar a inovação ao cliente.

Por isso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a pensar em como inovar na revenda de materiais gráficos para que seja possível aumentar a sua base de clientes fiéis, e consequentemente, as suas vendas.

E agora que você sabe como inovar na revenda de materiais gráficos, entre em contato conosco e comece a se destacar da concorrência e a aumentar o seu faturamento!