Você sabe o que é infodesign? Entenda o conceito e sua aplicabilidade
A era da informação pela qual passamos nos bombardeia, a todo momento, com conhecimentos e notícias diárias. Nesse contexto, a saturação de conteúdos tornou-se um grande empecilho para empresas que desejam se destacar em meio a tantos informes.
Logo, ter materiais bem escritos e claros é algo necessário para qualquer empresa que deseja manter-se competitiva. Para tal, o design de informação surgiu como a estratégia ideal.
Quer saber mais sobre infodesign e como ele pode auxiliar a sua produção de conteúdo? Então, continue lendo nosso artigo!
O que é infodesign ou design de informação?
Como apontam pesquisadores da área, o surgimento do design da informação ou infodesign se relaciona com as primeiras gravuras e inscrições feitas durante o período histórico cavernal. Foram as primeiras tentativas do ser humano de se comunicar por meio de representações visuais e símbolos.
Ao longo do processo cronológico dessa área, é possível verificar que ela surgiu e se desenvolveu a partir de contribuições essenciais de outros campos de conhecimento. Entre eles, o das ciências exatas, biológicas e humanas.
O processo de busca por representar e apresentar informes de maneira eficaz, aliado a outras áreas, refletiu significativamente na função do design da informação atualmente.
Diante disso, ela é conhecida como a área que tem a capacidade de organizar diversos elementos de uma base de sistema, criando um suporte de funcionamento para a interação dos usuários.
Contudo, comumente, esse campo é confundido com outras áreas de conhecimento dentro da temática. Entre eles, o design de interação e o design de interface, que têm discrepâncias em sua funcionalidade, em relação ao design de informação.
A fim de esclarecer as tarefas que cada uma dessa áreas tem, trouxemos os seus significados. O design de interação volta o seu trabalho para os elementos interativos de uma interface, utilizando-se de técnicas e padrões apresentados pelos usuários.
Por outro lado, o design de interface envolve a projeção de sites, jogos, aplicativos, sistemas tecnológicos, entre outros, que de alguma maneira necessitam de interação com humanos.
Mas como se diferencia o design de informação dos mecanismos apresentados? Por sua funcionalidade, ele está presente em tudo. É por meio do infodesign que são desenvolvidos parâmetros visuais para todo e qualquer informe que vai ser disponibilizado ao usuário.
Ademais, como dissemos, o design de informação é aliado a outras áreas de conhecimento, e um dos motivos disso é para tornar os dados de um projeto mais leve e mais atrativo para a interação.
Bons exemplos do design da informação, presentes no cotidiano, são:
- organização de dados por categoria;
- filtragem de informações;
- diminuição da quantidade de elementos exibidos;
- utilização de imagens aliadas a textos para tornar a apresentação mais leve.
Entendeu seu significado? Então, continue lendo e saiba sua finalidade e como funciona na prática!
Qual o objetivo do infodesign?
Uma das finalidades que o design de informação tem é a de equacionar aspectos semânticos, pragmáticos e sintáticos que estão presentes no processo de conhecimento, por meio do planejamento, produção e contextualização da interface visual, aliados à percepção do público-alvo.
O princípio-base para esse processo é a interface visual dos informes relacionados com o público, a fim de otimizar a comunicação e a aquisição de informação na interface, sendo digital ou analógica.
O design de informação pode ser aplicado em diversos ambientes, desde que esteja de acordo com o processo de planejamento e de contextualização do assunto a ser transmitido. Essa tarefa engloba os princípios da interface gráfica e da produção de conteúdo, com a finalidade de impactar os usuários.
Assim, a mensagem a ser transmitida pelo emissor ao receptor se dá com mais clareza e otimização, o que pode melhorar o engajamento e conversão de usuários por parte do público-alvo.
Para além disso, o infodesign pode ser aplicado a partir das vertentes de conhecimentos que o englobam, como fotografia, ilustração, design gráfico, cartografia, arquitetura, entre outros.
Essa multidisciplinaridade fornece mecanismos de vários campos, mas é importante que o design de informação tenha o papel integrador, que agrupa diversas disciplinas. Assim, desenvolve soluções para as notícias dispostas com maior qualidade.
Por que esse mecanismo é tão importante?
Devido à expansão, influência e importância dos modelos de conhecimento pré-dispostos, a demanda por novos olhares e perspectivas se faz necessária. Afinal, essa essa área necessita de suporte de conteúdo, tanto de imagem quanto textual.
Como dito antes, uma da maiores preocupações do design de informação é o fato de que no mundo contemporâneo, muitas informações sobrecarregam as capacidades cognitivas das pessoas. Isso faz com que a disciplina seja a responsável por fazer o manejo desses conteúdos.
O que precisamos é de mais habilidade para apresentar os informes aos usuários, no tempo certo e da forma mais eficaz, e não de mais informações em circulação.
Dessa maneira, em meio ao grande número de dados espalhados, se tornou necessário, por meio de uma abordagem multidisciplinar, desenvolver técnicas que tenham como finalidade contribuir para soluções de problemas vigentes da poluição de informações dentro dos ambientes de veiculação de conteúdo, como é no meio digital.
Por contas das suas características, de facilitação de entendimento e de alcançar diversas outras áreas, o design de informação é primordial para qualquer negócio ou pessoa física que deseja se comunicar com seu público de forma precisa e clara.
Utilizar essa ferramenta é essencial para ter a certeza de que suas mensagens e valores estão chegando ao destinatário com rapidez, clareza e alta qualidade. Dessa forma, faz com que o público não procure por outras fontes.
Portanto, agora você entende mais sobre infodesign, sua finalidade e o papel que desempenha para variadas interfaces, tendo em mãos o material ideal para otimizar a comunicação com o seu público. Gostou do nosso post? Então, que tal nos seguir no Facebook, no Twitter e no Instagram e ficar por dentro de conteúdos semelhantes?