5 impressos promocionais para quem está abrindo uma empresa!
A divulgação digital se tornou muito importante para empresas que querem continuar relevantes em um mercado cada vez mais inserido do mundo on-line. Mas, com o crescimento dessa forma de publicidade, muitas pessoas esquecem da importância dos impressos promocionais para um negócio.
Mesmo com a predominância do material de divulgação on-line — em redes sociais, sites, vídeos e aplicativos —, ainda existe um mercado gigantesco que não para de crescer, fora dos limites da internet.
Há milhões de pessoas que ainda não usam a grande rede como principal ferramenta de decisão de compra, assim como há muitas outras que não possuem acesso a ela. Portanto, é muito importante que você fique atento a esse público, principalmente se a sua empresa está em fase de abertura.
Veja como os impressos promocionais podem ajudar sua empresa a iniciar suas atividades e se estabelecer no mercado:
Os impressos promocionais ainda são válidos
O mercado gráfico, assim como todos os outros meios de comunicação, está em constante evolução, oferecendo aos empreendedores e clientes os mais variados acabamentos, texturas, tamanhos, cores, formatos e aplicações.
Isso é o suficiente para engajar qualquer público, desde aquele que vê as ofertas da semana em um folheto de supermercado, até o que compra produtos de luxo de um catálogo. Há opções para os mais variados gostos e, principalmente, todos os bolsos.
A importância dos impressos promocionais
Enquanto o marketing digital é perfeito para promover empresas grandes e já estabelecidas, o material impresso é excelente para divulgar seu negócio localmente, colocando sua empresa na mente dos consumidores ao seu redor.
Se seu negócio é novo, o crescimento dele deve ser exponencial, e o ponto de partida está exatamente na sua vizinhança. Uma empresa que não faz uso dos impressos promocionais está perdendo a oportunidade de impulsionar seu negócio e se estabelecer no mercado.
Os impressos promocionais para divulgar sua empresa
Conheça 5 impressos promocionais muito importantes para alcançar sucesso com sua empresa e fundamentais para a fase inicial de qualquer negócio:
1. Cartão de visita
Nada substitui o profissionalismo de um cartão de visita bem elaborado e entregue em mãos. As redes sociais servem perfeitamente para apresentar uma empresa na internet, mas, de frente para o cliente, o cartão de visita é a melhor forma de estabelecer um elo e ser lembrado.
Há uma grande variedade de design, materiais e acabamentos. Desde que você mantenha o padrão de identidade visual da sua empresa, pode apostar em recursos para tornar seu cartão mais atrativo e mostrar ao cliente, de cara, que você leva seu negócio a sério.
2. Flyers e panfletos
São uma excelente opção, pois podem ser feitos em grandes quantidades, oferecendo economia e ótimo custo-benefício.
Pode-se divulgar absolutamente tudo em panfletos e flyers. Além disso, eles são especialmente úteis para divulgar promoções. Mas é necessário ter atenção na hora de criar esses materiais: muita informação pode confundir os clientes. Portanto, lembre-se que inserir menos informações pode ser uma estratégia mais eficiente.
3. Folders
Excelente material impresso para ser usado em pontos de venda. Os folders possuem mais espaço disponível, pois geralmente têm uma ou mais dobras nas quais é possível dispor informações em blocos, usar imagens, colocar listas etc.
Ele pode ser uma escolha inteligente depois da divulgação inicial, quando se quer falar mais ao cliente sobre a empresa, seus produtos e serviços, de forma detalhada.
Enquanto os panfletos são usados para distribuição na rua, por exemplo, chamando o cliente até a empresa, os folders devem ser oferecidos para o público presente no estabelecimento, que está pedindo mais informações sobre determinada oferta. Assim, ele serve como ponte para o diálogo, dando apoio ao momento.
4. Catálogos
Os catálogos servem para expor itens de uma maneira mais organizada e elaborada. Eles exigem um design mais fluído e fácil de entender, por isso, precisam de diagramação profissional.
Não esqueça que, assim como os outros itens, um catálogo deve ter qualidade, pois ele transmite uma mensagem sobre sua empresa. Se seus impressos não tiverem bom acabamento, boa qualidade de impressão e de material, isso vai passar a ideia de que sua empresa não se preocupa com o resultado final dos produtos e serviços oferecidos ao cliente.
5. Banners e Cartazes
Esses são materiais visualmente mais chamativos, pelo seu tamanho. Eles podem ser usados nas mais diversas formas e aplicações, sendo grandes aliados na divulgação de promoções e serviços dentro e fora do ponto de venda.
Os banners e cartazes possuem grande apelo comercial e ótima relação custo-benefício: seu material de fabricação é escolhido de forma a resistir à ação do tempo e do clima.
Entretanto, nesse tipo de material, não se deve exagerar na quantidade de textos ou no excesso de imagens, já que o intuito é comunicar-se com o cliente de uma forma direta e clara.
A combinação com boas estratégias de divulgação
O material impresso deve vir acompanhado de boas estratégias, para funcionar da melhor maneira possível. Veja formas úteis de aliar seu material promocional a ações de sucesso:
Panfletagem em áreas próximas à loja
É muito comum ver a distribuição de panfletos na rua, enquanto você está no trânsito, por exemplo. Eles são uma forma de dizer ao público transeunte que sua empresa existe e está ali, bem próximo, esperando por ele.
Confeccionar panfletos com promoções de inauguração é uma boa forma de atrair pessoas para conhecer seu negócio, desde seus primeiros dias de atividade.
Distribuição de flyers em eventos de interesse
Sempre há lugares e eventos que seu público-alvo frequenta mais. É importante saber quem são as pessoas que sua empresa pretende atrair e descobrir seus hábitos e preferências. Assim, quando houver encontros, workshops, feiras ou outras ocasiões interessantes, você pode marcar presença distribuindo flyers.
Colocação de banners e cartazes em empresas parceiras
Há sempre empresas que oferecem produtos e serviços complementares aos seus, que atraem o mesmo público. Fechar parceria com elas, fazendo divulgação cruzada, pode ser uma excelente opção.
Em um local de boa circulação, vale a pena investir em um cartaz ou banner, convidando aquelas pessoas ali, já interessadas em um produto ou serviço relacionado ao seu, a visitarem também sua empresa.
Além dessas, há várias outras opções de divulgação que pode ter mais sucesso com impressos promocionais. De toda forma, eles são fundamentais para aumentar a credibilidade de sua empresa, pois transmitem profissionalismo, confiabilidade e aumentam as chances de atrair clientes novos e parceiros. É importante, como já dissemos, lembrar de manter a sua identidade visual em todos eles.
Ela é essencial em toda divulgação — seja na internet ou nos impressos promocionais — pois mostra “a cara da sua empresa”. As cores, o logotipo e a tipografia criam uma conexão emocional entre o cliente e seu negócio, garantindo que sua marca será lembrada, na hora da decisão de compra.
Entendeu agora como o uso de materiais promocionais impressos é importante divulgação de sua empresa? Esse é um investimento certeiro para todo empreendedor que deseja conquistar novos clientes, fidelizar aqueles que já possui e divulgar seu negócio para fornecedores e parceiros.
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