É importante que o gestor da gráfica invista em conhecimento?
A experiência é sempre um fator importante em qualquer ramo do mercado, entretanto, sempre há a necessidade de reciclar seus conhecimentos e adquirir novas técnicas de gestão. Para um gestor de gráfica, é necessário estar constantemente evoluindo, pois é um ramo no qual os equipamentos e tecnologia se inovam muito rapidamente.
Confira alguns investimentos que um bom gestor pode fazer em conhecimento para manter seu negócio eficiente e em constante crescimento.
Conhecimento comportamental
É importante que o gestor acima de tudo saiba lidar com o aspecto humano. Criar condições para o desenvolvimento pessoal dos membros da equipe, motivar as pessoas ao seu redor para que se comprometam com as metas estabelecidas e enfrentar dificuldades encarando-as como barreiras a serem vencidas.
Para alcançar grandes resultados, o gestor de gráfica deve incentivar a criatividade e a inovação de seu time, concentrando-se em fazer com que os resultados sejam atingidos pelos seus liderados.
São muitos os conhecimentos e técnicas na área comportamental que devem ser buscados para que o gestor seja também um líder. Um exemplo é a prática de feedbacks adequados às situações e de uma maneira natural, visando motivar ou corrigir de maneira sutil os seus subordinados.
O conhecimento de si mesmo também é algo que deve ser buscado constantemente, pois ajuda no controle emocional, autoconfiança e liderança. Alguém que conhece a si mesmo profundamente está mais apto a reconhecer seus erros e pontos fortes, tendo mais autoridade no momento de liderar.
Conhecimento técnico
Estar por dentro das técnicas de controle financeiro, das tendências e oscilações de mercado, estratégias de venda, uso de softwares e outras práticas do ramo gráfico podem fazem do gestor um profissional diferenciado.
Por maior que seja a sua bagagem de experiência ou sua formação, é necessário o constante estudo e aprimoramento técnico. A busca por cursos, palestras, workshops, seminários, revistas e informações sobre a atualidade do seu ramo de negócio são fundamentais.
Na área gráfica, a tecnologia muda muito rapidamente, por isso é necessária uma atualização técnica constante. Um gestor deve ser exemplo de conhecimento técnico, embora o conhecimento comportamental seja ainda mais importante.
Conhecimento gerencial
Existem variadas estratégias de gestão, que podem ser aplicadas para situações distintas. É necessário que o gestor esteja a par dessas estratégias, buscando aplicá-las da melhor forma no seu negócio para que consiga minimizar os custos e garantir uma melhor produtividade nos processos e operações da empresa.
Um bom sistema de gestão pode ser realizado e controlado utilizando programas de Business Intelligence, tornando prática a atividade gerencial e ajudando na tomada de decisões. Outra forma de busca de conhecimento gerencial é acompanhar empresários que são referência no mercado, quais práticas eles utilizam e, se possível, realizar até mesmo um benchmarking com os mesmos.
Um profissional bem preparado e profissionalizado tem mais chances de prever possíveis problemas no trajeto da gráfica, podendo evitar situações desagradáveis tanto emocionalmente quanto financeiramente. A busca pelo aprendizado nunca é suficiente e os mais bem preparados são aqueles que entendem essa verdade e fazem disso um lema.
Quer saber mais dicas sobre a indústria gráfica? Siga-nos nas redes sociais!
0 comentário