Design de cerveja: como alavancar o seu trabalho neste setor?
O mercado de cerveja artesanal no Brasil e no mundo tem crescido exponencialmente nos últimos anos. A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) divulgou recentemente uma notícia que constata a abertura da milésima cervejaria no país. Nos últimos dez anos, a expansão do segmento atingiu o índice impressionante de 292,1% e, com isso, o design de cerveja cresceu junto.
Tamanho crescimento só se tornou possível por meio de um bom trabalho feito pelos fabricantes de cerveja artesanal, que vai desde o estudo e capacitação para o processo de fabricação e escolha dos ingredientes até o design da embalagem do produto.
Se você deseja aproveitar o potencial desse mercado em plena expansão, precisa ler este post até o fim. Reunimos as principais dicas para alavancar o seu trabalho dentro desse setor, por meio do investimento em design de cerveja. Confira!
Conheça o seu público-alvo
Quando o assunto é design, seja ele gráfico ou de produto, o conhecimento do público é o primeiro passo para o sucesso.
No caso da cerveja, uma das paixões nacionais, trata-se de um universo muito amplo composto por pessoas de várias faixas etárias, classes sociais, econômicas e culturais, mas, principalmente, formado por gostos diferentes, que é o que de fato tornará possível a segmentação do público.
Portanto, alguns preferem as cervejas com sabor mais intenso, outros gostam das mais suaves. Há ainda quem busque as mais baratas ou quem queira experimentar todas. Assim, a embalagem de modo geral precisa ser pensada a partir das preferências de cada consumidor.
Investir em personalização é um excelente caminho que está sendo cada vez mais valorizado nos dias de hoje em diversos segmentos.
Esteja atento às principais tendências
Minimalista, vintage, colorido, monocromático, clássico, moderno, criativo. O mercado é amplo e, por isso, é possível encontrar todos esses estilos e muito mais. As tendências mudam até mesmo de acordo com a estação do ano, assim como na moda.
Nesse contexto, ficar atento às direções tomadas pelo mercado é de extrema importância. Se você deseja se destacar de verdade, esteja à frente das tendências e, se possível, lance-as para que a concorrência precise segui-las.
Busque por boas parcerias
Ter bons parceiros em qualquer tipo de mercado é importante, porém, no segmento de cervejas artesanais, isso pode fazer toda a diferença entre o sucesso e fracasso. Dessa forma, na hora de pensar no design de cerveja, conte com profissionais especializados e gráficas de excelente qualidade.
Um ponto importante é a versatilidade e abertura desses fornecedores para a execução de ideias inovadoras, mesmo que isso demande materiais e equipamentos mais sofisticados.
Destaque os diferenciais do produto
O design de cerveja precisa destacar as características que diferenciam o produto. Lembra quando falamos do gosto do consumidor? Pois é por meio desse detalhe que será possível que ele se identifique ou não com a cerveja, mesmo antes de a experimentar.
Normalmente, as cervejarias artesanais oferecem produtos diversificados. O segredo é manter a identidade visual em todos, porém, destacando as diferenças que apresentam entre si por meio de elementos, como as cores e as formas.
Seja criativo no design de cerveja
Existem várias formas de inovar no design de cerveja, e a criatividade é a sua maior aliada nesse momento. É possível, inclusive, criar interatividade entre o rótulo e o líquido no interior da garrafa, ou, no caso de latas, com a temperatura.
Por exemplo, a criação de elementos da mesma cor da cerveja, aplicados sobre o vidro transparente, que só podem ser vistos quando a garrafa está vazia. Ou, ainda, a mudança de cores e formas nas latas quando a cerveja está gelada ou quente.
Invista no design dos rótulos e embalagens
Os “packs” de cervejas artesanais já são muito vendáveis e costumam ser mais ainda se tiverem um visual interessante, por isso, pense em embalagens especiais para acomodar quantidades determinadas de garrafas ou latinhas.
Outro recurso que precisa ser valorizado são os rótulos adesivos. Com eles, mesmo que a cervejaria trabalhe com garrafas reutilizáveis, é possível criar versões especiais ou sazonais para a marca de cerveja sem que seja necessária, a fabricação de novos vasilhames.
Além disso, na era da sustentabilidade, pensar em embalagens que possam ser reaproveitadas para outros fins, ou mesmo, retornáveis, é um fator de peso na escolha do cliente.
Explore a diversidade de materiais
Normalmente o envase de cerveja é feito em vidro ou latas de alumínio, já que preservam a qualidade e o sabor do produto, porém, é possível variar mesmo com esses materiais. Um exemplo é que você pode buscar diferentes cores de vidro.
Além disso, os rótulos podem ser pensados em diferentes tipos de papel e acabamentos gráficos, assim como caixas ou outros tipos de embalagens para kits com várias unidades também podem ser feitos com materiais diversos.
O mais importante é pensar na sustentabilidade, optando por insumos que não ofereçam riscos ao meio ambiente, ou ainda que possam ser reutilizados. Um exemplo disso, são os packs embalados em plástico, papel biodegradável ou, ainda, em engradados ou sacolas utilizadas também para outras finalidades.
Crie kits de produtos complementares
A cerveja é algo que abre a possibilidade para vários produtos complementares, que se tornam até mesmo uma espécie de mídia espontânea da marca.
Por exemplo, abridores de garrafa, copos, canecas, taças, sacolas e latinhas térmicas, coolers, porta-copos, porta-garrafas. Sem contar com itens não tão relacionados com o ato de beber, como camisetas e bonés.
A criação desses itens possibilita a formação de kits com design diferenciado, que podem estimular as vendas do produto, até mesmo, para ser usado como presente para os amantes do líquido precioso. Grandes marcas de bebidas já investem nessa opção com muito sucesso.
Como você pôde ver, o design de cerveja oferece uma infinidade de opções para a criação de um produto irretocável. Ele faz parte dos detalhes que diferenciam o produto em um mercado que cresce mais a cada dia.
Portanto, buscar profissionais e fornecedores de qualidade para o desenvolvimento e produção de uma boa identidade visual, embalagem e rótulos para a bebida, é um dos segredos do sucesso.
Agora que você já conhece as dimensões desse mercado, que tal entrar em contato conosco para saber como podemos ajudar com os materiais gráficos necessários para o design de cerveja?