Como salvar em PDF/X-1a no InDesign
Provavelmente você já ouviu falar no termo PDF/X-1a e quais os benefícios que este formato de arquivo pode trazer ao seu negócio, mas a pergunta é: você realmente sabe como salvar o seu arquivo para impressão seguindo os padrões exigidos pelas gráficas? Se você tem alguma dúvida em como salvar corretamente o seu arquivo no formato PDF/X-1a no InDesign, confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas.
O que é PDF?
Partindo do significado, do inglês, Portable Document Format, a sigla PDF significa Formato de documento Portátil, e refere-se a um formato de arquivo utilizado para exibir e compartilhar documentos de maneira compatível, livremente de softwares, hardware ou sistema operacional.
Inicialmente chamado de “The Camelot Project”, o PDF foi criado por ninguém menos que, a gigante Adobe, em 1991, especificamente por seu cofundador Dr. John Warnock.
O objetivo de tal criação, era permitir que qualquer usuário pudesse receber documentos de qualquer origem, e enviar versões eletrônicas a qualquer lugar, sendo possível a exibição e impressão em qualquer computador.
Hoje o PDF é um padrão aberto conservado pela International Organization for Standardization (ISO), e são capazes de preservar todos os dados originais do arquivos, tais como, textos, gráficos, planilhas, entre outros.
Os padrões de documentos em PDF, atendem ao padrão de mercado exigidos pelas normas ISO 32000, e é importante salientar os padrões estipulados para usos especiais de PDF como por exemplo, PDF/A para arquivos, PDF/E para engenharia e PDF/X para impressão.
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o PDF e qual a sua origem, vamos detalhar como exportar os seus arquivos corretamente no principais softwares de criação.
Recomendações gerais para arquivos em PDF/X-1a
Salvar arquivos em PDF, não anula o processo de fechamento de arquivo. Para maior segurança do seu projeto, não deixe de considerar:
- Sangria;
- Margem de segurança;
- Converter textos em curvas;
- Converter todos os efeitos em bitmap (lente, contorno interativo, máscaras, extrusão, gradiente,
sombreamento, entre outros);
- Trabalhar com a paleta de cores CMYK;
- Atenção ao preto composto;
- Utilizar imagens com no mínimo 300 dpi;
- Considerar espessura mínima de 0,2mm para contornos em objetos e textos.
Os softwares utilizados pelas gráficas para imposição arquivos, são automáticos e inibem a necessidade de manipulação nos arquivos. Por este motivo, é muito importante que todos os seus arquivos sejam confeccionados dentro dos gabaritos da gráfica que você trabalha, pois não será possível identificar eventuais erros em arquivos que estejam fora do padrão de impressão.
Como salvar em PDF/X-1a no InDesign
Passo 1:
Abra o arquivo que deseja salvar em PDF e clique em: File (Arquivo) > Adobe PDF Preset (Salvar Predefinição de PDF) e em seguida selecione a opção PDF/X-1:a 2001.
Passo 2:
Nomeie o arquivo com o nome desejado e em seguida, clique em Salvar.
Passo 3:
Agora na guia General (Geral), em Adobe PDF Preset (Predefinição de Adobe PDF) e Standard (Padrão), selecione a opção PDF/X-1:a 2001. Na configuração de páginas, mantenha selecionada as opções All (Todas) e Pages (Páginas).
Passo 4:
Agora na guia Compression (Compressão), configure de acordo com os valores e opções indicados abaixo.
Passo 5:
Na guia Marks and Bleeds (Marcas e Sangria), clique para selecionar as opções Crop Marks (Marcas de Corte), Offset 10mm (Compensar 10mm) e Use Document Bleed Settings (Usar as configurações de sangria do documento).
Passo 6:
Agora na guia Output (Saída), altere o destino da configuração de cor para Coated FOGRA39 (ISO12647-2:2004).
Passo 7: Salvando a predefinição de PDF
Assim como em outros softwares de criação, no InDesign também é possível salvar a configuração que acabamos de criar e utilizar futuramente. Para isso, selecione a opção Save Preset (Salvar predefinição) e em seguida adicione um nome para esta predefinição. Para uma rápida identificação, sugerimos que salve estas configurações com o nome de Padrão KWG e em seguida clique em OK para concluir.
Passo 8: Como utilizar as configurações salvas para outros arquivos
Se você deseja salvar outros arquivos utilizando a configuração que acabamos de definir, clique em: File (Arquivo) > Adobe PDF Preset (Salvar Predefinição de PDF) e em seguida escolha a opção Padrão KWG, ou o nome que você definiu.
Viu como é rápido, prático e seguro? E o melhor, você só precisa configurar estes passos uma única vez.
Trabalhe com arquivos em PDF/X-1a e ganhe mais agilidade nos seus impressos. Baixe o nosso manual de fechamento de PDF/X-1a e não erre mais.
0 comentário