Como começar com o marketing digital na sua empresa?

Publicado por Gráfica KWG em

Todos os dias, pequenos e médios empreendedores precisam lidar com a dura concorrência no mercado. Para se destacar em suas áreas de atuação, muitos têm recorrido ao marketing digital. No entanto, poucos conhecem a diversidade de estratégias e como colocá-las em prática. Se identificou com a descrição? Então este texto é para você.

O marketing tradicional já não é mais o suficiente em um país onde 62% da população tem um smartphone. Não adianta lutar contra a corrente, pois os brasileiros estão cada vez mais conectados. Sendo assim, aqueles que não investem em plataformas digitais estão perdendo visibilidade — e você não quer que isso aconteça, certo?

Neste artigo falaremos sobre as vantagens do marketing digital em comparação ao tradicional, além de algumas estratégias para você começar com o pé direito. Continue lendo e confira!

Conheça as principais vantagens do marketing digital

Monitoramento

Hoje, não precisamos mais esperar semanas ou meses para avaliar o impacto das campanhas. Existem tantas ferramentas digitais que se tornou possível avaliar o desempenho das ações de marketing em tempo real. Caso alguma atividade não esteja apresentando o resultado esperado, você pode ajustá-la no meio do caminho.

Flexibilidade de investimento

Qualquer que seja a sua verba disponível, o marketing digital tem uma solução. Por meio da ferramenta Facebook Ads, por exemplo, você pode impulsionar suas publicações por um baixo custo e atingir um público segmentado. O mesmo acontece com o Google AdWords, em que é você quem define o orçamento para divulgar o seu site no mecanismo de busca.

Segmentação

Todos que utilizam a internet deixam informações que podem ser utilizadas em prol dos anunciantes. Em vez de divulgar os seus produtos para um público diversificado, você pode escolher exatamente quem será impactado pelos seus anúncios. Dessa forma, toda a sua verba será destinada para um público qualificado e não haverá desperdício.

Conversão

Na maioria das vezes, o consumidor passa por uma jornada antes de se tornar, de fato, um cliente. O primeiro contato com a marca é só o início, pois ele ainda precisa conhecer os seus produtos e criar interesse, e dificilmente conseguimos isso com apenas um anúncio. Logo, o marketing digital tem estratégias que atendem diferentes etapas dessa jornada.

Saiba como implementar o marketing digital em seu negócio

É preciso ter em mente que é fundamental elaborar um plano completo de marketing antes de executar suas ações. Feito isso, você conseguirá ter um panorama do que te espera pela frente e como enfrentar as adversidades. É claro que nem sempre acertamos de primeira, mas as chances de erro diminuem.

Faça um diagnóstico das suas necessidades

Primeiro de tudo, você deve avaliar a sua necessidade naquele momento para definir a estratégia. Não adianta, por exemplo, focar a sua atenção em uma estratégia de conversão utilizando o e-mail marketing se você ainda tem poucos contatos em sua rede de relacionamento. Nesse caso, você terá que criar ações para aumentar a sua lista.

Existem diversas mídias e ferramentas para cada situação. Portanto, é preciso saber onde você quer chegar e quais são os meios mais viáveis para que isso aconteça. Somente após essa definição, você deve pensar na execução.

Crie uma persona

A persona é um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal. Diferentemente do público-alvo, a persona contém uma descrição rica em detalhes. Além das informações básicas, como faixa etária, sexo, localização e classe social, você deve humanizar o personagem incluindo detalhes que parecem irrelevantes em um primeiro momento, mas são essenciais para a sua estratégia de marketing digital.

Entre essas informações, podemos citar:

  • nome;

  • idade;

  • profissão;

  • objetivos;

  • dificuldades;

  • hábitos;

  • interesses.

Desse modo, ao produzir seus conteúdos, anúncios e demais ações, você consegue visualizar quem receberá suas mensagens — pode acreditar, isso facilita bastante o trabalho. Assim, é possível adequar a linguagem empregada, conhecer as dores do usuário e definir as mídias mais relevantes.

Existe uma ferramenta muito legal produzida pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, duas grandes referências em Marketing Digital no Brasil, chamada Gerador de Personas.
A ferramenta é bastante completa e no final gera um incrível relatório da sua persona de acordo com as respostas que você informou.

Defina as mídias que serão utilizadas

É comum nos depararmos com empresas utilizando apenas uma mídia digital, como o Facebook, e se darem por satisfeitas. Infelizmente, muitos pensam que, por se tratar de uma rede social extremamente popular, não precisam investir em outros meios de comunicação. No entanto, essa escolha limita — e muito — a estratégia de marketing.

Quando a empresa cria um site, não é apenas o seu cartão de visita, mas uma plataforma rica em possibilidades. Você pode otimizá-lo para aparecer nos resultados orgânicos do Google, criar páginas de vendas, incluir um blog para uma estratégia de marketing de conteúdo, entre outras ações.

Por meio dele, você atrai visitantes, cria interesse em seus produtos e os converte em clientes.

Talvez você até consiga realizar vendas pelas redes sociais, mas não é a maneira mais adequada de utilizá-las. Essas mídias são excelentes para criar um relacionamento mais próximo com os usuários e fazer a divulgação da empresa. Ou seja, cada canal de comunicação tem suas peculiaridades e atendem objetivos distintos. Sendo assim, o ideal é diversificar e ter um site, blog, redes sociais (não apenas uma) e e-mail.

Monte um cronograma das suas ações

Com tantas ações e mídias, é possível que você se perca e não dê a devida atenção para algumas delas. Portanto, é essencial criar um cronograma para que tudo saia como o planejado. Se você não tiver uma frequência em suas atualizações, dificilmente os resultados serão satisfatórios.

As redes sociais, por exemplo, exigem atualizações constantes — umas mais, outras menos. Vamos supor que você verificou que as suas postagens no Facebook alcançam mais pessoas às 10 h e 19 h. Nesse caso, você deve programar as publicações para esses horários. Já o e-mail, deve ser utilizado com cautela, senão, você será visto como uma pessoa inconveniente e perderá inscritos em sua lista.

Mensure os resultados

O que você faz depois de criar uma campanha ou atualizar seu blog e redes sociais? Coloca os pés na mesa e espera os resultados? Definitivamente, essa não é uma boa ideia. É preciso analisar constantemente seus canais e campanhas de marketing. Ao verificar que determinada ação não está saindo como o esperado, você consegue ajustá-la antes que a situação piore.

Por meio do Google Analytics, é possível analisar a taxa de rejeição do site, publicações mais populares do blog, perfil da audiência, entre outras ações. Dessa forma, você tem informações importantes para aperfeiçoar a sua estratégia.

Outro bom exemplo é o Google AdWords. Caso você note que seus anúncios patrocinados estão apresentando um resultado abaixo do esperado, você pode pausar a campanha, fazer os ajustes e retomá-la quando quiser.

Como você pôde perceber, o marketing digital atende diversas necessidades e funciona para qualquer negócio. Seja você um profissional autônomo ou dono de uma grande empresa, será beneficiado ao investir nessa área. No entanto, o ideal é contar com um consultor ou agência especializada para que os resultados sejam melhores e você possa se dedicar ao seu trabalho.

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