Aprenda como aumentar as vendas do seu negócio em 4 passos
Quem é empreendedor já sabe que alcançar metas de lucratividade e diferenciação no mercado não é tarefa fácil e por isso é importante manter-se atualizado e firmar parcerias que auxiliem na melhoria permanente do negócio e até na mudança de rumos, quando necessário.
Uma das formas mais óbvias, mas nem por isso mais simples, para o atingimento desses desafios é aumentar as vendas e este post apresenta algumas dicas e estratégias que podem ser úteis:
1. Qualifique seu time
Tudo começa com uma boa capacitação profissional do pessoal de vendas. Ter uma equipe qualificada é elemento de sobrevivência, especialmente se o negócio é de ramos que transitam em um universo de tecnologias, padrões de design que se renovam a cada dia, novos materiais sendo lançados com frequência e um público criativo e antenado que anseia por novidades o tempo todo.
Existem no mercado treinamentos específicos para cada tipo de segmento de mercado, adequando as estratégias de venda ao que realmente interessa em cada área. Mas se a empresa não conta com recursos para esse tipo de investimento, é possível coletar muita informação na internet e transformá-las em cartilhas, e-books, cartazes e murais para que sejam transferidos conhecimento aos funcionários.
2. Planeje antes de colocar a mão na massa
Alguns empreendimentos são fadados ao insucesso porque insistem em iniciar as atividades e ver a roda começar a girar logo antes de planejar todos os detalhes necessários ao funcionamento de uma empresa. Com isso, acabam trazendo à tona fragilidades básicas, como preços mal estipulados, produção mal dimensionada, prazos insuficientes, o que resulta em prejuízos e em clientes insatisfeitos.
Em qualquer negócio, é preciso ter bem claros os papéis de cada departamento, o fluxo dos processos desde a demanda do cliente até a entrega do produto e também os indicadores para acompanhamento do desempenho do início ao final da esteira.
Profissionais especializados e consultorias podem ser contratados para esse tipo de planejamento de negócios. Além disso, instituições como o Sebrae, oferecem orientações e assessoria a empreendedores, além da oferta de cursos gratuitos, online e a distância.
3. Tenha um diferencial para aumentar as vendas
O mercado está abarrotado de empresas de todos os ramos de atuação e diferenciar-se em determinado segmento demanda estratégia, investimento, parcerias e muita dedicação. Oferecer algo que marque as entregas de uma empresa pode ser esse pulo do gato para que ela seja escolhida em meio a outras centenas com as quais concorre.
É preciso um processo de autoconhecimento para identificar qual é essa cereja do bolo que o negócio pode oferecer para ter lugar cativo no mercado. Para isso, é interessante realizar uma análise e identificar quais são seus reais concorrentes: que produtos comercializam? Qual seu porte? Onde atendem? Qual sua capacidade de atendimento?
Ao se comparar características semelhantes, é possível ter ideias para criar algo diferente da concorrência, ocupar algum espaço que ela ainda não ocupou – pode ser uma localização, um preço, uma estratégia de comunicação, uma embalagem, uma matéria-prima de qualidade superior ou um atendimento personalizado.
4. Não faça seu cliente feliz, deixe-o satisfeito
Quando um cliente demanda um serviço ou compra um produto, especialmente se esse cliente é uma empresa e não o consumidor final, aquelas teorias de que ele quer ficar feliz com a compra não se aplica. O que ele quer mesmo é ter suas necessidades atendidas, ver esforço da empresa em oferecer algo adequado às suas características e que no fim das contas lhe traga soluções e não problemas.
Então é fundamental não só dominar todo o processo produtivo como também ter instrumentos para capturar do cliente as informações necessárias para o completo entendimento do que ele precisa.
Uma boa prática é a de aplicar pesquisas ao final de todo atendimento para levantar a percepção do cliente em relação à empresa. Para isso, pode ser elaborado um questionário simples, que aborde a satisfação com o atendimento, o produto ou serviço, a qualidade do site, o processo de devolução. Esse questionário pode ser enviado por e-mail, ficar disponível no site da empresa ou até impresso e entregue ao cliente juntamente com o produto.
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