Confira 4 dicas de impressão essenciais para o seu negócio

Publicado por Gráfica KWG em

Você já teve surpresas desagradáveis ao ver o resultado da impressão de um material gráfico? Seguir algumas dicas de impressão é essencial para evitar esse tipo de problema.

Isso porque o resultado final de uma peça gráfica não depende apenas de seu design e processo de desenvolvimento, mas, principalmente, das práticas que você utiliza para imprimi-la, que envolve configurações especiais, tipo de papel e muita atenção.

Neste post, mostraremos os 4 pontos que devem ser observados antes de enviar um trabalho para impressão. Desta forma, evitando o desperdício de material e o seu retrabalho, além de garantir a satisfação do cliente!

4 dicas de impressão

1. Fique atento à resolução

Ao imprimir um trabalho, você notou que ele ficou com imagens borradas ou pixeladas, com aqueles quadradinhos? Isso acontece porque o arquivo foi salvo ou enviado para impressão com baixa resolução, ou as imagens contidas nele eram de baixa qualidade.

Como a primeira das dicas de impressão, para garantir um bom resultado, é essencial que o arquivo tenha no mínimo 300 dpi de resolução. Isso garantirá a qualidade e a fidelidade ao arquivo desenvolvido no computador.

Além disso, caso você utilize imagens da internet ou fotografias, essas podem prejudicar o seu trabalho, caso não estejam em boa resolução. Por isso, fique atento à resolução do arquivo e das imagens utilizadas, antes de enviá-lo para impressão.

2. Confira as marcas de corte

Sabe aquele trabalho que, quando pronto, não apresenta nenhum defeito, como aquelas bordas brancas? Então, ele teve esse resultado porque foi desenvolvido, impresso e cortado com a sangria.

Quando você está criando um material, ficam sinalizadas as marcas de corte, que é onde o arquivo será cortado. Mas nem sempre elas são cortadas adequadamente, quando feitas bem no limite das marcas e, ao final, apresentam as bordas brancas por um deslocamento durante o corte ou a impressão.

Para evitar isso e ter um trabalho perfeito, é essencial fazer a sangria, que é uma extensão de segurança das margens de seu trabalho. O ideal é que elas tenham de 2 a 3 milímetros, garantindo o acabamento impecável.

3. Cheque as cores e tonalidades

Um problema comum que acontece com profissionais que estão começando a trabalhar com materiais gráficos é ter o arquivo impresso com cores totalmente diferentes das que estão no computador ou tons desbotados. Isso acontece pelo erro na utilização do sistema de cores.

Nos programas de design, é possível desenvolver um arquivo em CMYK ou em RGB. O CMYK é o sistema de cores substrativas, ciano, magenta, amarelo e preto, que são utilizadas nas impressoras. Já o RGB, red, green, blue, é utilizado para imagens que serão utilizadas apenas eletronicamente.

Então, caso você utilize o sistema RGB e vá imprimir um arquivo, ele poderá ter o aspecto diferente, como mostramos acima. Por isso, é essencial utilizar o sistema CMYK para desenvolver trabalhos que serão impressos, que apresentarão cores mais fiéis às que estão no computador.

4. Salve o arquivo no melhor formato

A maioria dos programas de edição apresenta diversas opções de formatos para você salvar o seu arquivo, entre elas, o formato do próprio programa, PDF, JPEG etc.

É ideal que você salve o seu arquivo no formato PDF, Formato Portátil de Documento, que permite abrir e editar o trabalho em qualquer outro programa de design, independentemente do utilizado inicialmente.

Assim, caso você tenha algum imprevisto, não possa abrir o programa utilizado ou não esteja com seu computador, poderá abrir o arquivo em outro programa, com os mesmos elementos e cores.

Além dessas dicas, é essencial que você tenha atenção quanto à escolha da impressão digital ou offset. Elas são utilizadas para diferentes tipos e tamanhos de tiragem de trabalho e podem influenciar no seu lucro.

Acesse nosso post sobre Impressão Digital x Impressão Offset para saber qual é a melhor opção para o seu trabalho. Temos certeza de que com essas dicas de impressão você poderá conquistar mais clientes e ter sucesso em seu trabalho.