Cartazes promocionais chamativos: da criação à impressão

Publicado por Gráfica KWG em

A comunicação é parte essencial do cotidiano de qualquer empresa, afinal de nada adianta ter produtos ou serviços de qualidade se a divulgação destes está com problemas em alcançar o potencial cliente. Uma das soluções mais requeridas para a comunicação impressa são os cartazes promocionais: com formato consagrado e de fácil produção, são versáteis e muito eficientes. Conheça as etapas para criar cartazes e ganhar a atenção do público!

Criar um bom briefing

O briefing é geralmente o ponto de partida de qualquer projeto de design. Trata-se de um pequeno texto que especifica os objetivos a serem alcançados, os prazos e orçamentos a serem respeitados, entre outros detalhes.

Um briefing simples, com instruções diretas e concisas, é de grande ajuda para os profissionais criativos que trabalharão em seu cartaz. Lembre-se de especificar formatos, cores, o público-alvo que deseja atingir, a duração da campanha e qualquer informação adicional que seja essencial para o desenvolvimento.

Pensar no layout

Com o briefing em mãos, o próximo passo é decidir quais informações serão dispostas em seu cartaz. Por ser um formato de leitura rápida e que é costumeiramente colocado em ambientes públicos, cuide para que seu cartaz seja o mais impactante possível.

Para chegar em um resultado satisfatório, leve em consideração uma das máximas do design: “menos é mais”. Um impresso que tenha quantidades enormes de texto provavelmente não vai despertar a atenção do leitor que passa rapidamente por ele. O mesmo pode ser dito de inúmeras imagens e cores, associadas de forma desordenada e desarmônica.

O cartaz ideal tem uma imagem dominante, uma paleta de cores restrita (cerca de quatro a cinco tons são mais do que suficientes) e textos principais que não superam cinquenta caracteres, além de uma fonte tipográfica limpa e de fácil leitura a grandes distâncias.

Faça também um bom uso dos espaços vazios: são eles que criam a estrutura visual que mantém a arte como um todo harmônico.  

Impressão e logística de cartazes promocionais

Com a arte finalizada, é hora de pensar nos processos de finalização, impressão e distribuição de seus cartazes. Deve-se levar em conta questões como os locais de fixação dos impressos, público-alvo e sustentabilidade.

Se a intenção é produzir cartazes para divulgação interna, em ambientes protegidos da ação da chuva e do vento, ou se o público a ser atingido é mais exigente, o projeto pode incluir acabamentos refinados, como laminações, aplicação de verniz local ou criação de relevos.

Caso o impresso seja pensado para áreas externas, sua vida útil é mais curta, o que não justifica o uso de acabamentos. Além disso, considere optar por papéis reciclados ou que possam ser reutilizados depois, diminuindo o impacto ambiental.

Neste post, vimos alguns dos passos necessários para a criação de cartazes promocionais que sejam atrativos e impactantes para os potenciais consumidores. Com um briefing de qualidade, um layout conciso e a escolha certa dos processos de impressão, é possível criar materiais incríveis para posicionar sua marca no mercado. Use a criatividade e comece agora mesmo a projetar seus cartazes!

Gostou do artigo? Veja também a importância de uma comunicação visual bem-feita para melhorar suas vendas!

 

identidade visual


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.