O que é SEO e qual a importância da otimização para motores de busca?
Você sabe o que é SEO? O termo “procura no Google” virou parte do vocabulário dos internautas brasileiros. Por dia, são realizadas bilhões de pesquisas pelo mecanismo, o que significa que, quando uma pessoa precisa de algum serviço ou produto, o Google é o primeiro lugar de visita.
Por conta disso, ter uma presença online é primordial para qualquer marca, principalmente estar nos primeiros resultados das pesquisas. A fim de alcançar esse objetivo, o conceito de SEO foi elaborado.
Quer saber mais sobre SEO e as práticas necessárias para aumentar o ranque do seu site? Basta continuar lendo o nosso post para ficar por dentro!
O que é SEO?
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que visam a otimizar sites e blogs, a fim de tornar as suas informações mais fáceis de serem lidas pelos robôs utilizados em motores de busca.
Contudo, o SEO não arquiteta somente essas informações, mas também envolve práticas que almejam o melhor ranqueamento do conteúdo do site. Com isso, as suas páginas terão um melhor posicionamento dentro dos resultados de pesquisa.
Por meio dessa estratégia, é possível que um post de blog seja facilmente encontrado. Segundo alguns profissionais, o SEO melhora a visibilidade de um negócio e cerca de 63% das empresas já aplicam o método, desde que haja um conteúdo de qualidade, que seja relevante e que apresente soluções aos leitores.
Assim, é essencial contar com as técnicas de SEO, pois, com elas, as chances de subir ao topo nas pesquisas dos consumidores são maiores.
Quais as vantagens do SEO?
Entendendo o conceito, é preciso convencê-lo de que o SEO é vantajoso para a sua empresa. Pensando nisso, trouxemos algumas das vantagens que essa ferramenta tem. Confira!
Obtenção de maior tráfego orgânico
Considerando que cerca de 10% das pessoas costumam clicar em links patrocinados durante o processo de pesquisa, certamente, 90% das pessoas restantes clicam nos resultados orgânicos.
Ao ficar nas primeiras páginas de pesquisa, o volume de tráfego orgânico costuma ter um aumento de 30%, e as páginas de pesquisa seguintes, cerca de 17%. Com estratégias bem elaboradas, o aumento do trafego no site é garantido!
Geração de mais leads
É preciso ter a consciência de que boa parte das visitas de um site ocorre devido aos motores de busca. Isso quer dizer que ter um bom posicionamento vai atrair potenciais leads.
Esses possíveis leads são aqueles que, durante pesquisas no Google, encontraram o seu site, entraram e se interessaram. Quanto mais você investir no SEO e na qualidade da sua página, maior será o trafego de potenciais leads.
Obtenção de mais clientes
Páginas e sites otimizados pelo SEO são bem mais fáceis de navegar. Com uma boa estratégia responsiva, eles podem ser exibidos em qualquer aparelho.
Por conseguinte, os potenciais clientes terão um acesso maior e mais rápido aos seus serviços e aos produtos, o que aumenta a atração.
As ferramentas de SEO são muito importantes para determinar a ligação entre empresa e consumidor, e isso é um elemento essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Aumento do faturamento
Com uma boa estratégia, o cliente, ao clicar no seu anúncio e acessar a sua página, terá interesse de comprar o que você oferece.
Obter um retorno sobre o próprio trabalho é tudo que qualquer empresário almeja, e, com o SEO, isso é possível, pois ele traz dados primordiais ao seu negócio, como informações de consumo do público-alvo, que levarão o cliente a finalizar a compra no seu site.
São essas informações que serão usadas futuramente para campanhas e tornarão ainda mais eficiente o retorno do seu trabalho.
Quais as principais práticas de SEO para otimização nos motores de busca?
Antes de tudo, para saber quais práticas de SEO aplicar no seu negócio, é muito importante entender como funciona a máquina de busca do Google.
A plataforma guarda a sete chaves os seus algoritmos. Contudo, alguns fatores que são levados em conta são perceptíveis, e é a partir deles que você deve se guiar.
Esses fatores mais visíveis podem ser divididos em duas categorias: SEO on-page e SEO off-page.
O SEO on-page envolve todos os elementos de ranqueamento do Google que são visíveis ao olhar para a página, como título, conteúdo e estrutura. Já o SEO off-page é composto de todas as variáveis que a plataforma olha que não são exclusivas a você e que dependem de outras redes ou sites do mesmo ramo.
Esses elementos podem ser diferentes, mas nunca opcionais. Assim, você precisa saber como otimizar ambos. Pensando nisso, trouxemos as principais práticas de SEO que visam a esses fatores. Confira!
Título das páginas
Durante o ranqueamento, o título da sua página é muito importante, pois é um fator de muito peso para o Google.
Assim, cada página do seu site precisa ter um título principal, pois é ele que vai determinar o assunto do conteúdo e chamar a atenção dos usuários durante a pesquisa.
Durante esse processo, você deve pensar com cuidado em como elaborar o seu título. Nesse contexto, atente para:
- títulos de páginas de 55-70 caracteres;
- títulos relevantes e objetivos;
- uso de uma tag <H1> própria para o título principal.
URLs amigáveis
O endereço do seu site também é um fator importante para o SEO. O motor de busca consegue interpretar mais facilmente URLs amigáveis. Para criar uma URL nesse molde, é preciso pensar nos seguintes passos:
- colocar a palavra-chave na URL do artigo ou página;
- pensar em uma URL curta e objetiva;
- utilizar hifens para separar palavras;
- não utilizar números na URL;
- não colocar letras maiúsculas, underlines, caracteres especiais ou números na URL.
Palavras-chave
Você precisa ter em mente que a utilização de palavras-chave é muito importante e deve aparecer no decorrer da sua página ou do artigo.
Contudo, não é indicado escrever o texto em volta da palavra-chave, pois o Google vai perceber e considerar o seu conteúdo não tão importante.
Assim, pense bem na utilização dela e leve em consideração algumas regras, como:
- usar a palavra-chave no primeiro parágrafo e em um dos subtítulos do artigo;
- não ultrapassar mais de 1,5% da página ou do texto;
- usar variações ou palavras-chave secundárias.
Autoridade
Até o momento, estávamos falando de práticas para SEO on-page. A partir de agora, vamos falar de práticas do SEO off-page.
A primeira delas é a autoridade. Durante muito tempo, o Google utilizou o PageRank para medir a autoridade e a relevância dos sites e blogs.
Contudo, o PageRank deixou de ser relevante para o SEO, mas a autoridade dos sites ainda é um elemento importante. Nesse sentido, crie um site com verificação de autoridade, já que isso é necessário para determinar a confiança da sua fonte em comparação com os outros resultados presentes na internet.
Link building
O link building é muito utilizado dentro do SEO. Esse termo significa construção de um quadro de links. O objetivo é criar uma linkagem interna ou externa de outros conteúdos, seja do seu blog, seja de outras páginas.
O perfil do link é um dos fatores de ranqueamento do Google essenciais, já que ele acarreta mais relevância para o conteúdo do site.
Todos os sites precisam realizar linkagens em seus artigos para recomendar o seu conteúdo aos leitores. Não deixe de pensar nessa etapa, pois é um fator relevante aos olhos dos motores de busca.
Sinais sociais
Atualmente, o Google tem dado muita importância para os sinais sociais. Esses sinais são todo tipo de interação que o mercado faz com as mídias sociais, como compartilhamentos, curtidas e comentários.
O algoritmo julga que um conteúdo muito compartilhado, curtido ou comentado é mais relevante.
Nesse contexto, numa estratégia de SEO, é necessário trabalhar com os canais de mídia, já que, quanto maior a interação com o seu site ou blog, maior a chance de os motores de busca posicionarem bem o seu trabalho.
Agora, você sabe o que é SEO e como aplicá-lo na sua página a fim de aumentar o ranque dos seus posts. E aí, curtiu o nosso artigo? Então, continue a visita ao blog e saiba como relacionar, da melhor forma, a comunicação com as imagens!