Quanto custa um logotipo? Confira dicas incríveis de como precificar

Publicado por Gráfica KWG em

Quem está iniciando na área de design, provavelmente, tem algumas incertezas sobre quanto custa um logotipo. É muito comum que autônomos e novos empreendedores tenham problemas com o retorno dos seus trabalhos, como também de custos não planejados, o que pode impactar significativamente os seus resultados e lucros.

Assim, é extremamente importante, após a criação da empresa ou o início dos freelas, não sair criando logos e trabalhos visuais, mas sim estabelecer os seus preços. Existem diversos processos que precisam ser levados em consideração quando for definir sua tabela de preços como, o diálogo com colegas que atuam na profissão e com o público.

Para ajudar você nessa tarefa, trouxemos os passos fundamentais para saber quanto custa um logotipo no mercado e estabelecer sua tabela de preços. Confira!

Como saber quanto custa um logotipo?

1. Hora trabalhada

A primeira coisa a ser pensada no processo de precificação é saber a média do tempo de trabalho que você precisa para realizar uma tarefa. Só quem vai desenvolver o logotipo pode determinar isso. Então, a única forma de obter essa precisão é tirar a média das suas tarefas.

Vamos utilizar um exemplo: digamos que, em média, utilize 26 horas para realizar todo o processo de trabalho, desde a pesquisa inicial até o momento de digitalizar e criar a defesa do seu projeto. Assim, trabalhando cinco dias por semana e 8 horas diárias, mais ou menos três dias são necessários para finalizar a tarefa.

Nesse exemplo, você deseja um salário de até R$5.400,00 por mês e, durante o mês trabalhado (20 dias úteis), sua hora de trabalho vai custar R$30,00. Assim, o custo do seu logotipo seria de R$780,00.

É preciso frisar que isso é apenas um exemplo, já que você vai precisar levar outras coisas em conta, como a relação da qualidade do serviço, o seu diferencial, o público-alvo, entre outras.

2. Valor do concorrente

Certamente, você vai pesquisar sobre outros profissionais, pois é essencial ter a certeza de que seu trabalho está à altura da qualidade que o mercado exige. Dessa forma, pense em valores baseados a partir disso. Fique atento aos seus concorrentes e os preços equivalentes, a fim de manter valores competitivos.

Entretanto, é importante também pensar que nem todos os seus concorrentes têm o mesmo objetivo que você. Busque se comparar com negócios que tenham a mesma quantidade de público, porte e qualidade de serviços.

3. Tipo de cliente

É essencial saber qual o porte da sua empresa ou a quantidade de serviços que pode pegar. Uma empresa grande tem a capacidade de garantir serviços para mais clientes, já empresas menores ou pessoa física, necessitam pensar em um público menor.

Conseguindo a média de horas de trabalho e sabendo os valores de projetos semelhantes, vai ser muito mais fácil descobrir qual preço, dentro das exigências do mercado, é satisfatório para você e para o cliente. Pense no seu público-alvo e na localidade dos seus serviços, a fim de garantir a precificação ideal para os projetos.

4. Dificuldade do projeto

Certamente, um bom trabalho não é feito em um dia. O processo de um designer exige muitos conhecimentos prévios, personalizados, custos com formação, equipamentos e atendimento.

Esse agregado de atributos, cursos e conhecimentos tem valor, e na hora de definir seus preços, é preciso pensar na sua bagagem como designer, já que se trata de um trabalho com enorme responsabilidade.

Como dissemos, muitos empreendedores e autônomos não pensam na precificação dos seus trabalhos, e essa falta de planejamento pode impedir que você colha bons frutos dos seus projetos. Por isso, é muito importante pensar nos valores, pois é nesse momento que você pode conquistar os seus clientes, conseguir boas negociações e cobrar preços justos.

Agora, você sabe o processo de quanto custa um logotipo e tem em mãos o material ideal para iniciar os seus projetos dentro do mercado! Gostou do nosso artigo? Então, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de dicas semelhantes?