Design responsivo: por que ele é importante para o seu site?
O design responsivo trata-se de uma técnica de estruturação de layout, que faz com o seu site se adapte de acordo com a resolução em que ele está sendo visualizado. Desta forma, o layout deverá proporcionar um bom equilíbrio entre textos e imagens, além de uma boa experiência ao usuário independente do dispositivo, podendo ser visualizado em dispositivos menores, como celulares e tabletes.
Já deixou de ser novidade o fato de que o comportamento de consumo mudou depois do surgimento da internet. Com a presença cada vez maior dos dispositivos móveis na vida das pessoas, essa mudança vem tornando-se cada vez mais profunda. O veículo Valor Econômico divulgou uma pesquisa, realizada pela NZN Inteligente, que revelou que 82% dos brasileiros já fizeram uma compra online e 74% prefere esse canal.
Só esse já seria um excelente motivo para adotar o design responsivo no seu site, porém ele não é o único. Existem diversos outros fatores que contribuem para que isso tenha se tornado muito mais do que uma simples melhoria, mas uma necessidade para quem deseja destacar-se no ambiente online, principalmente, nas vendas.
Por isso, se você tem um e-commerce ou pretende investir em um, precisa dar atenção a esse detalhe fundamental para o sucesso do empreendimento. Pensando nisso, criamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o design responsivo e sua importância no mercado atual. Confira!
O que é o design responsivo?
Hoje em dia, os conteúdos online são acessados de diversos dispositivos, desde TVs de 50 polegadas até smartphone com telas de apenas 5. Com uma diferença tão grande de tamanho – e, em muitos casos, até de tecnologia –, será que um site aparece exatamente igual em todos equipamentos?
A resposta é que, para que isso aconteça, é preciso adotar o design responsivo, pois é ele que permite que o layout de um site ou aplicativo adapte-se a qualquer tamanho de tela, evitando que o seu conteúdo seja distorcido, ou mesmo, inacessível.
Como o design responsivo funciona?
O design responsivo é criado tendo como referência, um grid dividido em linhas e colunas com altura e largura variáveis que se adaptam ao conteúdo em relação ao tamanho da tela onde está exibido. As medidas do layout recalculam-se de acordo com o dispositivo utilizado para acessá-lo.
Suas medidas não são fixas, mas expressas no código de fonte em percentuais, assim como as fontes são configuradas em EM ― também conhecido como quadratim ―, uma unidade de medida tipográfica utilizada nas prensas móveis para definir as proporções dos tamanhos de cada letra impressa.
Seria impossível criar um layout de interface para cada tipo de dispositivo existente no mercado. Por isso, é tão fundamental investir em um design responsivo, ou seja, que seja capaz de se adaptar a qualquer tamanho de tela de qualquer equipamento.
Umas das principais práticas adotadas por empresas e profissionais desenvolvedores de site e apps é o mobile first. Ou seja, primeiro pensam no funcionamento do design em dispositivos móveis e, a partir deles, demais tamanhos são desenvolvidos.
Para que o design responsivo serve?
Como já se pode concluir, o design responsivo serve para tornar um site acessível em qualquer dispositivo. Mas por que isso é necessário?
Os consumidores da atualidade, em especial os adeptos aos dispositivos móveis, não são nem um pouco pacientes e sabem que estão a um clique de distância de outro site onde poderão encontrar os mesmos produtos que você está oferecendo. Portanto, ao menor sinal de dificuldade, eles “partem para outra” com muita agilidade.
Portanto, o design responsivo serve para oferecer uma boa experiência de navegação ao usuário. Isso significa que ela precisa ter usabilidade, ser ágil, intuitiva, agradável, simples e sem nenhum tipo de dificuldade. Desse modo, será possível reter o consumidor por mais tempo no site e levá-lo à finalização da compra sem grandes problemas.
Por que ele deve ser usado em sites e outros produtos online?
Já não restam mais dúvidas de que o design responsivo precisa ser adotado por quem almeja algum sucesso nas vendas online. Algumas razões para isso são bem-óbvias e, até, já foram citadas durante este texto, porém elas não são as únicas.
Existem outros motivos para que o site ou outros produtos digitais sejam construídos com design responsivo. Nos tópicos a seguir, você verá os principais deles.
Aperfeiçoa a experiência do usuário
A experiência do usuário não é algo que se limita às funcionalidades oferecidas por um site, ela vai muito além disso. Ela influencia, até mesmo, na percepção que o consumidor tem da marca.
Por exemplo, é bem-comum, hoje, que o usuário inicie a sua experiência de compra em um dispositivo e finalize em outro. Sem um design responsivo, torna-se impossível para a sua marca oferecer essa comodidade ao cliente.
Carrega mais rapidamente
Como os sites com design responsivo são pensados, normalmente, em primeiro lugar para os smartphones, é comum que seus elementos sejam leves e fáceis de carregar, até mesmo, com o uso de conexões móveis, como o 3G, que nem sempre têm boa qualidade.
Nesse contexto, se um site for capaz de carregar mais rapidamente em um smartphone, poderá oferecer uma experiência ainda mais rápida em outros dispositivos e conexões mais robustas.
Melhora o posicionamento em mecanismos de busca
Já faz algum tempo que o Google anunciou que os sites que oferecem uma boa experiência em mobile terão prioridade no ranqueamento. Desse modo, se você pretende que o site ocupe os primeiros lugares nos mecanismos de busca, precisa investir em um design responsivo imediatamente.
Lembrando de que a velocidade de carregamento também é um critério observado pelas ferramentas de pesquisa, como já foi mencionado, sites com design responsivo carregam mais rapidamente.
Oferece gerenciamento mais fácil
O gerenciamento dos sites responsivos também é muito mais simples e fácil, uma vez que não será necessária a criação de conteúdo e imagens com diversos tamanhos diferentes, por exemplo. O próprio site se encarregará de adaptar o que for necessário.
Além disso, o painel de controle do site também se tornará acessível de qualquer dispositivo, o que significa que você poderá atualizar o seu conteúdo de qualquer lugar em qualquer hora.
Estimula as vendas online
Por fim, o mais importante: as vendas. Já foi mencionado que o design responsivo ajuda a aumentar as vendas online, melhorando a experiência do cliente e evitando que ele abandone o seu e-commerce.
Porém, é possível ir ainda mais longe, pensando em como o layout poderá “empurrar” o consumidor até a finalização da compra, por meio de calls to action destacados e da remoção das distrações que poderiam desviar a atenção do consumidor. Ou seja, a implantação de um site responsivo é uma ótima oportunidade para pensar no aprimoramento da experiência de compra.
Como você viu, o design responsivo não é somente um luxo para quem deseja ter um site mais moderno. Ele é uma necessidade para quem deseja vender online e destacar-se no cenário mobile que cresce mais a cada dia.
Você certamente já está pensando em como levar esse diferencial para o seu site, certo? Então, conheça 9 tendências do design gráfico para 2019 que poderão ajudar você nessa missão!