Comunicação e imagem: saiba como relacionar e escolher as melhores
O uso da imagem é uma das principais estratégias de comunicação nos dias de hoje. O papel de uma imagem é fundamental no estímulo das emoções das pessoas. Você certamente já foi atraído por alguma imagem antes mesmo de ler a respeito do que o conteúdo se tratava, não é? É isso que acontece. Mas por que será que comunicação e imagem têm tudo a ver?
A resposta está na rapidez em que a imagem transmite uma mensagem com clareza, fornecendo contexto aos conteúdos textuais. E como escolher as melhores imagens? Vamos falar sobre esse tema aqui no post.
Continue a leitura para ficar por dentro e saber como fazer melhor uso da imagem no seu negócio!
Inove na comunicação e imagem sem exagerar
Inovações são sempre bem-vindas, especialmente diante de um público-alvo exigente. Como tudo muda o tempo todo, os clientes também esperam esse tipo de ação vinda das empresas. Obviamente, isso acontecerá com o seu negócio, certo? Então, vale a pena investir na inovação, mas cuidado para não exagerar.
Como assim? Você deve estar se perguntando. A gente explica! A imagem precisa comunicar, portanto, se a imagem escolhida sinaliza algo, não dá para inovar demais. Por exemplo: no seu site, a imagem que simboliza a “home” normalmente é uma casa, certo? Dificilmente as pessoas entenderiam como “home” se você optasse pela imagem de algo diferente. Nesse caso, mude o layout, as cores, até mesmo o tipo de ilustração, mas evite mexer no ícone.
Conheça o público com quem está conversando
Para que a comunicação aconteça, é muito importante conhecer o público que vai dialogar com você. Só dessa maneira é possível transmitir a mensagem corretamente e criar um vínculo com ele. Para melhorar esse tipo de identificação, pesquise quem é o seu público. Busque dados como sexo, idade, e algo mais detalhado como profissão, hobbies, estilo, entre outros.
Experimente usar ilustrações
Imagens baixadas de bancos de dados são ótimas, práticas e fáceis até mesmo de editar. Porém, estão ficando um tanto “batidas”. As ilustrações trazem um diferencial bem interessante e fogem do lugar-comum proposto pelas fotografias. E sim: elas também podem ser adquiridas em bancos de imagens.
Uma dica legal é buscar imagens do mesmo autor. Dessa forma, todo seu projeto será ilustrado com o mesmo tipo de traço. Nada impedirá você de seguir outra linha de raciocínio aqui também. Tudo depende do contexto e do seu projeto.
Preze sempre pela qualidade
Imagens de qualidade baixa ou mesmo ruins podem “falar” o mesmo sobre o seu negócio. Ou seja, o público-alvo ao qual estão destinadas fará uma leitura equivocada do que você tem a oferecer. Além de serem ruins para visualizar e compreender, imagens em baixa resolução eventualmente geram uma impressão de desleixo com o negócio.
Toda imagem pode ser melhorada, seja em programas de edição de imagens profissionais, seja em aplicativos simples que você encontra no seu smartphone. Então, não há desculpas para usar imagens de qualidade ruim, não é? Além disso, a qualidade das imagens fazem toda a diferença na hora de imprimir seus projetos em uma gráfica.
Seguindo essas orientações, comunicação e imagem caminharão juntas e no melhor sentido possível! Agora, a busca pela imagem perfeita será muito mais simples.
Por falar em imagens, que tal continuar se informando e saber como criar ícones para usar nas comunicações gráficas?