Impressão com dados variáveis: veja como utilizá-la em sua estratégia
Em uma época em que a personalização tem sido um fator muito valorizado pelos consumidores, é essencial contar com um recurso como a impressão com dados variáveis. Ela não só possibilita, como facilita o processo de criação de materiais impressos personalizados.
Mas no que consiste exatamente a impressão com dados variados? O método utiliza uma base de dados com as informações variáveis que deverão ser impressas, além de um modelo padrão de documento onde dados da base serão inseridos. Por exemplo, numa base com 200 nomes diferentes, cada impressão do modelo terá um dos nomes da base.
Quer saber mais sobre a tecnologia que permite a impressão com dados variáveis? Então, veja nos tópicos a seguir o que esse recurso é capaz de fazer. Confira!
Conheça essa tendência no marketing editorial
Desde sempre, a comunicação impressa era sinônimo de padronização, com pouquíssima ou nenhuma possibilidade de criar algo personalizado para cada cliente. Todo e qualquer material promocional, por questões de custos, era produzido de modo massificado.
Ao criar, por exemplo, uma carta impressa de boas-vindas ao cliente, era necessário modificar o arquivo de impressão a cada nova cópia para colocar o nome de cada comprador. O mesmo servia para os cartões de visita de uma empresa com muitos funcionários.
Atualmente, a demanda por personalização requer a possibilidade de impressão em escala, mas com detalhes customizáveis em cada cópia. A impressão com dados variáveis possibilita suprir essa necessidade a fim de atender a sua segmentação de público.
Funciona assim: cria-se um modelo de base com as mesmas imagens, textos e diagramação, mas com alguns campos “em branco” para serem preenchidos com os dados de uma base, que podem ser os mais variados. Por exemplo:
-
nome;
-
data;
-
informações de contato;
-
entre outros, conforme o objetivo do material.
Descubra os tipos de impressão com dados variáveis
Há várias formas de tirar proveito da impressão com dados variáveis para potencializar o marketing da sua marca. Conhecê-las é fundamental para que você tenha mais clareza dos objetivos do seu material, o que aumentará consideravelmente as chances de bons resultados.
Desde a divulgação do seu produto ou serviço até o pós-venda, é possível estar presente na vida do seu consumidor de modo tão personalizado quanto nos meios digitais. Porém, com a vantagem de ser com materiais que o seu cliente pode pegar, o que torna a sua marca muito mais real.
O recurso permite que a criatividade para a criação de materiais seja explorada ao máximo. Nos tópicos a seguir, veja quais são os principais tipos de impressão com dados variáveis e saiba como tirar o melhor proveito deles.
Promocional
As ações promocionais que envolvem a impressão com dadosvariados têm como objetivo aumentar os resultados das estratégias de marketing, utilizando a personalização de materiais como meio de se aproximar mais do cliente e estabelecer um relacionamento com ele.
Elas são utilizadas para a divulgação de produtos e serviços e, até mesmo, para aumentar o reconhecimento da marca em si.
Transacional
Os materiais transacionais são os que tem finalidade prática e operacional em um negócio. Por exemplo:
-
emissão de contratos;
-
boletos e outros documentos com códigos de barra;
-
certificados;
-
crachás ou credenciais de identificação.
Esse tipo de material serve não só para agilizar o fechamento de um negócio, como para nutrir o relacionamento com o cliente, especialmente no pós-venda.
Transpromocional
O material transpromocional é união dos dois tipos mencionados acima. Ele junta as informações promocionais a documentos transacionais e, desse modo, consegue atingir um público mais propenso a aproveitar a promoção.
Um bom exemplo disso são os cupons de desconto para novas compras, enviados junto com as faturas para pagamento.
Entenda a importância de utilizar equipamentos adequados
A demanda por esse tipo de material é ininterrupta para a maioria dos negócios, principalmente quando pensamos nas impressões transacionais. Por isso, contar com um fornecedor que tenha equipamentos adequados para a impressão com dados variados é sinônimo de custo mais baixo por documento impresso.
O “pulo do gato” na impressão com dados variáveis não está somente na impressora. É preciso também contar com uma plataforma para a gestão desses dados, os quais, inclusive, podem vir de várias fontes. Portanto, quanto mais completo for o sistema, mais bem aproveitados serão os recursos do equipamento.
Veja como a tecnologia tem otimizado esse processo
Na impressão com dados variáveis é possível modificar desde um texto simples até uma imagem dentro de uma mesma tiragem, proporcionando muito mais flexibilidade com baixo custo. Quanto mais bem planejado for o seu projeto de impressão, maior o nível de personalização possível de ser alcançado.
Para isso, é preciso ter em mente que é possível alterar muito mais do que apenas o nome do cliente em uma arte e, assim, expandir o seu universo de possibilidades a serem exploradas. Alguns exemplos bem simples do que pode ser modificado são:
-
fotografia do cliente, colaborador ou participante de um evento;
-
produtos comprados;
-
informações de contato do cliente e da empresa;
-
assinatura no material.
Mas para que tudo isso funcione do modo esperado é preciso ter alguns cuidados, como a atualização constante da sua base dados, o alinhamento com a expectativa do cliente, a quantidade de informações variáveis que podem tornar o texto artificial demais, a revisão tanto da arte quanto dos dados presentes na base.
A impressão com dados variáveis é muito mais útil do que se imagina, podendo ser aplicada em diversos tipos de materiais. É um recurso indiscutivelmente útil para as estratégias de marketing, o qual pode ser agregado, inclusive, a negócios digitais, como a impressão de cartões de agradecimento aos clientes do seu e-commerce, por exemplo.
Existem empresas que já se especializaram no assunto e dispõem de equipamentos e sistemas próprios para impressão com dados variáveis, além de profissionais capacitados para ajudar você a aproveitar o máximo desse recurso e obter mais resultados com o marketing da sua marca.
Agora que você já sabe o que é a impressão com dados variáveis, aproveite e descubra também o que é prova de impressão. Boa leitura!