Impressos gráficos para psicólogos: quais materiais oferecer?
Confira 8 impressoss gráficos para psicólogos para inserir no seu portfólio agora mesmo!
Você sabia que uma das maneiras mais eficientes de se transmitir a credibilidade de uma empresa é por meio de uma papelaria gráfica bem feita? Ter um material gráfico de qualidade é um dos quesitos que podem levar os consumidores se encantarem ou não pela sua empresa.
É importante lembrar que para criar uma papelaria gráfica bem feita é importante que você siga o mesmo padrão visual em todas as peças gráficas. A dica aqui é manter a harmonia e equilíbrio na distribuição de todas as informações.
Antes de abordarmos quais são os possíveis produtos gráficos para psicólogos, vamos deixar uma dica básica que servirá para elaboração de todos os materiais.
Na hora de criar as peças gráficas não esqueça de considerar informações como:
- Nome do profissional;
- Especialidade do profissional;
- Número do registro no conselho que o representa;
- Logotipo no cabeçalho ou no rodapé;
- Endereço, telefone, e-mail e site da clínica;
Com isso em mente, será fácil manter a estética e padronização para todas as peças.
8 produtos gráficos para psicólogos
1. Papel timbrado
Qualquer tipo de comunicação escrita que diz respeito a determinado negócio sempre vem na forma de uma carta, com o timbre próprio da empresa no topo. É o que chamamos de papel timbrado. Esse é um tipo de material bastante utilizado por clínicas e escritórios de psicologia, pois é nele que o profissional irá imprimir receitas, encaminhamentos e prescrições médicas.
Assim como em qualquer escritório, além do uso com pacientes, o psicólogo também utiliza esse tipo de impresso para emissão de contratos, documentos e ofícios.
Para impressão do papel timbrado é recomendado o papel offset entre as gramaturas 75 e 90g/m². O formato padrão para este material é o 21×29,7 cm ou popularmente conhecido como A4.
2. Atestados médicos e declarações de horas
Nem sempre é possível conciliar uma consulta médica com as horas livres. Quase sempre temos que nos ausentar, hora do trabalho, hora dos estudos, para comparecer em uma consulta médica. E é nessa hora, onde precisamos comprovar tal ausência, que entram os atestados ou declarações de comparecimento, um dos produtos gráficos para psicólogos mais utilizados.
A diferença desses materiais está apenas na finalidade. Normalmente o atestado indicará o período em que o paciente deverá ficar afastado, enquanto que a declaração de horas serve apenas para confirmar que o paciente esteve no dia, local e horário indicado.
O formato de ambos materiais costumam ser entre 15×20 cm e 20x30cm, sendo mais comum na primeira opção.
Assim como os blocos de anotações, este materiais costumar ser impressos no papel offset 75g/m² e são comercializados em blocos de 100 folhas cada.
3. Receituários
Muito utilizado por diversos profissionais da saúde, um dos produtos gráficos para psicólogos mais utilizado são os receituários médicos.
Trata-se de um pequeno bloco, geralmente no formato 15×20 cm, onde o profissional irá anotar e prescrever os medicamentos e recomendações que o paciente deverá realizar.
Uma dica muito importante é distribuir os elementos no cabeçalho e no rodapé e deixar toda a área central livre para que o profissional possa prescrever a medicação.
Uma opção de personalizar ainda mais o material, é acrescentar uma marca d’água bem sutil, no centro do impresso. O cuidado aqui é somente para que não prejudique a leitura das informações.
4. Cartão de visita
O cartão de visita é um produto essencial e, muitas vezes, o primeiro material de contato da empresa com o cliente. Assim como outros materiais gráficos, a imagem desse item deve corresponder aos valores que o negócio pretende transmitir ao público.
Este material pode ser impresso nos mais variados tipos de papéis, desde o mais básico ao mais sofisticado. Se o seu cliente é do perfil que busca diferenciação, uma boa sugestão seria a impressão dos cartões de visita com acabamento em Hot Stamping.
O Hot Stamping é um método de impressão especial, muito utilizado em pequenos detalhes como logos, frases ou pequenos textos. Ele produz um efeito metálico deixando o trabalho com um ar de requinte e sofisticação. Está aí o tipo de acabamento que não passa despercebido.
Seu processo de impressão não utiliza tinta, sua gravura é feita através de uma tira de material sintético, revestido com uma camada metálica, que quando posicionada em clichê consegue transferir para o impresso o acabamento.
A Gráfica KWG oferece duas opções de cores, sendo elas, ouro e prata, ambas na opção frente e verso. Para esse tipo de trabalho é necessário optar por papéis mais resistentes com gramatura mínima de 250gm².
Este é o tipo de acabamento que você precisa conferir com os próprios olhos, e para isso disponibilizamos o vídeo sobre Hot Stamping em nosso canal do YouTube. Confira!
5. Calendário de mesa
Muito utilizado tanto para programação de consultas, quanto para organização pessoal do psicólogo, os calendários são excelentes materiais para distribuição interna e externa da clínica.
Possui alta procura em datas próximas ao final do ano e utilização durante todo decorrer do ano. Por se tratar de um produto que pode ser comercializado como brinde, grande parte dos profissionais que possuem clínicas compram e distribuem para clientes. E está aí um excelente oportunidade de venda deste material.
O calendários personalizados podem ser impressos em diversos formatos e acabamentos, tais como:
- Calendário de mesa simples
- Calendário de mesa c/ porta canetas
- Calendário de mesa com acabamento em Wire-O
- Calendários de bolso
- Calendários de Parede
Normalmente os calendários de mesa possuem formatos pré definidos de 10×15 cm ou 10×20 cm. Já os calendários de parede, podem ser encontrados em diversos formatos, porém o mais comum é o 20×30 cm.
No entanto, é importante salientar que esses formatos são aqueles encontrados por padrão no mercado, porém caso você possua um projeto diferenciado o ideal é conversar com a sua gráfica parceira e verificar a possibilidade de um desenvolver um projeto personalizado.
Por fim, independente do formato, o importante é caprichar no layout seguindo a linha criativa das demais peças.
6. Pastas
Grande parte do trabalho de escritório envolve visitas e reuniões, momentos ideais para a divulgação das marcas com profissionalismo. Portanto, pode acreditar: seus clientes vão gostar muito dessa opção gráfica.
Com diferentes formatos, as pastas podem ser produzidas em diferentes substratos e revestimentos, no entanto, por padrão, encontramos três modelos de pastas personalizadas, sendo elas:
Para assegurar que os documentos não amassem no interior da pasta, o ideal é optar por uma gramatura mais rígida, como o papel couché 300g/m. Combinando com um revestimento em laminação fosca, finaliza o acabamento perfeito para este tipo de impresso.
7. Cadernos
Os cadernos corporativos são itens que podem ser utilizados de diversas maneiras, e, sendo ele personalizado, a vontade de usá-lo aumenta.
Quando pesquisamos por psicólogos, é muito comum vermos a figura do profissional sendo retratada por meio de imagens onde ele aparece fazendo anotações em um caderno ou bloquinho durante a consulta de um paciente.
E essas imagens não poderiam retratar melhor a rotina de um psicólogo em atendimento. Os cadernos corporativos são bastante utilizado por psicólogos para fazer anotações pontuais sobre cada paciente.
Por padrão, encontramos três modelos de cadernos corporativos, sendo eles:
- Caderno Universitário – 20×27,5 cm
- Caderno corporativo / executivo – 18×25 cm
- Caderno de anotações – 15×20 cm
8. Bloco de anotação
Além de muito funcionais, os blocos de anotações fazem parte da papelaria corporativa de quase todas as empresas. Este é um belo exemplo de produtos gráficos para psicólogos. São utilizados para anotações rápidas ao longo do dia, bem como, para realizar atividades essenciais de atendimento e organização.
Eles também costumam ser uma opção de brinde e, por isso, são incríveis ferramentas de marketing. Portanto, precisam ser bem elaborados para que transmitam todas as informações que a empresa deseja apresentar de uma forma coesa. Novamente, entra aqui a sua oportunidade de oferecer este material para clínicas de psicologia.
Os formatos mais comuns são o 10×15 cm e 15×20 cm e os substratos mais utilizados é o papel offset 75g/m². Normalmente são comercializados em blocos de 100 folhas cada.
Neste artigo, vimos dicas de alguns produtos gráficos para psicólogos que são mais utilizados. A partir de agora, se o seu cliente pedir a impressão de um cartão de visita, você poderá oferecer diversos produtos para completar os itens de papelaria de todo o escritório. Pois, como dizia Steve Jobs: “As pessoas não sabem o que querem até que mostramos a elas.”
0 comentário