Preto composto: veja a maneira correta de trabalhar com o preto no CMYK.
Provavelmente você já ouviu falar nos termos preto puro, preto composto e preto calçado. Como é possível perceber, existem diversas maneiras de se obter a cor preta. No entanto, trabalhar com determinadas composições pode impactar diretamente na qualidade do seu impresso. Vamos entender agora o que significa cada um deles.
Preto puro
A maneira mais simples de se compor a cor preta, é utilizá-la em sua forma pura, ou seja, trabalhar apenas com a composição 100% preto, sem a necessidade de utilizar mais de uma cor primária.
Essa composição é ideal para trabalhar em textos, linhas e objetos finos ou pequenos. A porcentagem de cada cor deverá ser composta da seguinte maneira:
Preto composto
O preto composto é quando utilizamos mais de uma cor entre as cores primárias para compor o preto, por exemplo:
O objetivo de utilizar essa composição, é para obter um preto mais forte e vívido. No entanto, quando trabalhamos com essa composição, estamos utilizando uma carga de 400% de tinta, que poderá resultar no famoso decalque, ou seja, transferência de tinta da frente para o verso do impresso.
Trabalhar com essa composição para se obter o preto mais forte, é completamente inseguro e não há como garantir que não haja decalque de um impresso para o outro. Por este motivo, não indicamos a utilização desta composição.
Também devemos nos atentar para a cor preta quando aplicada em imagens. Quando muito carregadas, as imagens também são favoráveis ao decalque por possuírem carga de tinta em excesso. Neste caso, a utilização de softwares como o Photoshop, poderá auxiliar no tratamento e adequação dessa imagem.
Preto calçado
Assim como o preto composto, quando falamos em preto calçado, também significa que será acrescido uma determinada porcentagem de outras cores primária para formar o preto, com objetivo de deixá-lo mais forte. No entanto, por ser uma combinação de baixa porcentagem de tinta, essa composição não interfere na qualidade do material impresso.
Cada gráfica trabalha com uma composição de preto diferente. Sempre verifique com a sua gráfica parceira, qual composição eles utilizam para fazer o preto calçado.
Na Gráfica KWG, fazemos o preto calçado com a seguinte composição:
Essa composição é o suficiente para se obter uma cor preta mais forte e é indicada apenas para fundos chapados, sem a necessidade de utilizá-la em fontes ou objetos.
E então, dúvidas esclarecidas? Esperamos muito ter ajudado. Se ainda ficou alguma dúvida, comente aqui embaixo. Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para trabalhar com o preto composto, que tal dar uma olhada no nosso artigo sobre checklist para fechamento de arquivo ?
0 comentário