Clínicas veterinárias e pet shops: quais materiais gráficos oferecer
Clínicas veterinárias e Pet shops, são ramos de negócio que precisam de forte divulgação, afinal, o mercado possui grande concorrência.
Além disso, muitas vezes os veterinários precisam ser chamados com urgência, o que aumenta a necessidade de um produto gráfico acessível, agradável e de fácil entendimento.
Descubra, como oferecer o melhor material gráfico para clínicas veterinárias e Pet shops!
Como criar a identidade visual de clínicas veterinárias?
Clínicas veterinárias e pet shops, trabalham não apenas com o aspecto técnico, ou seja, o tratamento e prevenção de doenças em animais, mas também com um aspecto emocional, que envolve a relação entre pessoas e seus bichos de estimação.
Por isso, é muito importante usar cores que transmitam calma e segurança nos materiais de identidade, desde o logo até os itens de papelaria. Tons de verde e azul são algumas das opções. Evite usar cores quentes, como vermelho e laranja (transmitem muita energia e agressividade) ou escalas de cinza (podem deixar uma sensação de pouca vida à clínica).
No material gráfico, considere trabalhar com elementos que quebrem o excesso de formalidade e façam o material ser mais agradável. Aqui, o uso de ilustrações de animais como mascotes e a aplicação de texturas relacionadas ao tema são excelentes para criar aproximação, especialmente com o público infantil.
Quais materiais gráficos devo usar?
Cartão de visita e cartões fidelidade
Começamos com o mais popular dos itens de papelaria: o cartão de visitas. Esse é um item indispensável para a criação de uma base de clientes. Certifique-se de que o cartão possua apenas as informações essenciais de contato, como endereço, telefone, incluindo um número para emergências, e e-mail.
Outro material bastante utilizado, são os cartões fidelidade. Geralmente relacionados aos serviços de banho e tosa, esses tipos de materiais contribuem para fidelização de clientes.
Pastas, papel timbrado e envelope
Destinados para a comunicação externa da clínica com fornecedores ou mesmo com clientes em alguns casos específicos, esses três itens podem ser de grande ajuda para o fortalecimento de sua marca, especialmente no caso do papel timbrado e envelope.
As pastas empresariais, também possuem uma distribuição muito grande quando o assunto é entrega de exames. E está aí um excelente material para você oferecer para as clínicas.
Afinal, ter um material de correspondência personalizado indica cuidado e profissionalismo, ao contrário do uso de papelarias genéricas. Para esses impressos, é interessante investir em um design com o uso das texturas, sempre de forma sutil e com baixa opacidade.
Documentação clínica
Toda clínica veterinária possui uma rotina interna e que demanda o uso das mais variadas documentações impressas, tais como:
- carteiras de vacinação;
- receituários;
- fichas clínicas;
- fichas de internação;
- requisições para exames;
- fichas de controle de pagamento;
Personalizar esses materiais melhora a presença da marca e leva segurança para o cliente. Além disso, também facilita seu armazenamento e organização, caso exista um layout único e facilmente identificável para cada tipo de documentação.
Ímãs, flyers e folders
Cuidar da divulgação externa também é importante, assim, pequenos impressos, como flyers, folders, além dos tradicionais ímãs de geladeira, cumprem muito bem sua função.
Por serem materiais mais informais, destinados ao contato diário com potenciais clientes, a criatividade pode ser trabalhada. A aplicação das mascotes e o uso de ilustrações, por exemplo, é amplamente recomendado.
Nesse post, vimos algumas dicas de como definir a identidade visual e escolher o melhor material gráfico para clínica veterinária, levando em conta as aplicações e a necessidade de uso de cada um. Com essas informações, será ainda mais fácil criar itens de papelaria incríveis para seus clientes!
Gostou do texto e das ideias de material gráfico? Que tal agilizar a sua criação? Baixe agora um exclusivo template de receituário veterinário!
0 comentário