Como o mercado de design gráfico está se adaptando à atualidade?

Publicado por Gráfica KWG em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Sem tempo para ler? Clique aqui para ouvir”]

O mundo está cada vez mais acelerado e, com isso, mudanças bastante significativas impactam diversos setores de trabalho, principalmente o mercado de design. Ele necessita de profissionais que já sejam adaptados ou que se adaptem com rapidez a essas novidades.

Muitas características que antes não eram tão importantes na hora de contratar um designer gráfico, agora passaram a ser primordiais, como atitudes empreendedoras, múltiplas habilidades, inteligência emocional e lógica.

Sendo assim, é muito importante saber quais são as mudanças no mercado de design e a importância das novas tendências. É isso que você confere neste post!

As principais mudanças no mercado de design

A área de design, especificamente o design gráfico, está em evidência devido às novas demandas de trabalho, como as geradas pelas gráficas, pelas empresas que buscam ter uma boa imagem junto ao seu público e pelas mídias diversas.

O design e a arte estão sendo propostos como recursos capazes de transformar a economia, como a própria tecnologia, comunicação e ciência fizeram em séculos passados. Com isso, novos horizontes estão se abrindo para os designers. Entretanto, o que se espera deles também mudou, exigindo uma alteração em seus perfis.

Veja, logo abaixo, como os profissionais, clientes e agências mudaram estão inseridos no contexto de transformação do mercado de design.

Profissionais

Claramente, se o mercado está mudando, os trabalhadores também precisam acompanhar essa evolução. Portanto, é necessário investir em outras especializações para continuar crescendo nessa área.

Apostar em networking, ter um bom portfólio e entender como montar o próprio currículo de maneira que ele se destaque são algumas atitudes que fazem a diferença.

Além disso, as vagas de emprego não estão concentradas somente em agências físicas. Uma boa forma de se adaptar às novas propostas é buscá-las na internet. Logo, ter uma presença online configura uma boa oportunidade.

Clientes

As mudanças não partem somente dos designers. Os clientes também estão exigindo novos elementos na hora de contratar um serviço.

Eles buscam por profissionais que saibam como diagnosticar os seus problemas, consigam ter um relacionamento saudável e frequente durante o processo criativo e que o contratado entenda, mesmo que de modo geral, de negócios e de marketing.

Agências

As agências e as empresas também estão aderindo essas mudanças, com a procura de profissionais que tenham a capacidade de não só cumprir ordens, mas também de adotar atitudes empreendedoras e ter ideias criativas para o crescimento dos seus negócios.

A importância de se adaptar às transformações

Até mesmo em momentos de instabilidade econômica, o mercado de design se mantém bastante aquecido, já que a conscientização de consumidores, agências e empresas sobre a importância dessa área e a demanda crescente por profissionais, garante o fluxo constante de empregos, tanto fixos quanto informais — como os de freelancer.

Nesse contexto, surgem, a todo vapor, as mudanças de mercado e a necessidade de se flexibilizar para lidar com o cenário. Sendo assim, quem consegue ser flexível, tem não somente mais chances de emprego, como também de perceber, com maior facilidade, as oportunidades e novidades.

Algumas das novidades no mundo do design

Confira, a seguir, quais são as principais tendências no setor de design.

Design thinking

O design thinking é uma abordagem que busca soluções para problemas de maneira colaborativa, envolvendo não só o desenvolvimento do produto final, mas também o levantamento de ideias e concepções. Portanto, o trabalho em equipe é comum nessa proposta.

Essa abordagem propõe a criatividade como uma competência, a fim de estimular a capacidade de inovação. Isso gera projetos com resultados mais assertivos.

Design estratégico

O mais novo tipo de design é o estratégico. Suas práticas e ferramentas são incorporadas na gestão e na administração da empresa, colaborando no branding dela.

Um dos benefícios mais notórios desse campo é a diferenciação da concorrência, já que uma empresa com um trabalho inovador ganha destaque.

Portanto, entendendo as novas exigências do mercado de design e a sua importância, você tem em mãos o que é necessário para aprimorar o seu trabalho e ser referência para os seus clientes!

Gostou do nosso post? Deixe a sua opinião nos comentários! E se você está procurando uma empresa para terceirizar a sua demanda de impressão, conheça a Gráfica KWG.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.